George Lucas faz 80 anos nesta terça-feira, 14 de maio de 2024. Ninguém precisa gostar de Star Wars para reconhecer a importância dele para o cinema que se produziu nos Estados Unidos nos últimos 50 anos.
Em 1970, Lucas tinha 26 anos quando dirigiu seu primeiro longa-metragem. THX 1138 é um estranho e original filme de ficção-científica.
Em 1973, Lucas tinha 29 anos quando dirigiu American Graffiti. É seu melhor filme, que me perdoem os fãs de Star Wars.
American Graffiti mostra rapazes e moças curtindo uma noite de verão numa cidadezinha da Califórnia, em 1962. Com serena poesia, evoca a pequena Modesto, também californiana, onde Lucas nasceu em 1944.
Guerra nas Estrelas, que a gente não chamava ainda de Star Wars nem era uma franquia, chegou por aqui no começo de 1978. Que me perdoem, mais uma vez, os fãs da saga, mas nunca me agradou.
Não gostar de Star Wars é, no entanto, apenas um problema de quem não gosta. A franquia faz parte da História do cinema, assim com H maiúsculo. Sobretudo quando se pensa no cinema como grande indústria.
Lucas botou o nome dele numa outra franquia de estrondoso sucesso: Indiana Jones. Nela, seu nome está junto do seu contemporâneo Steven Spielberg, um dos maiores diretores de cinema do mundo.
Quando se evoca o nome de George Lucas, não é só o de Steven Spielberg que vem à memória dos cinéfilos. Também o de Francis Ford Coppola. Lucas, Spielberg e Coppola são, além de amigos e contemporâneos, parceiros nessa aventura louca de realizar filmes.
O mais velho dos três, Coppola fez O Poderoso Chefão, e isso lhe bastaria. Dirigiu muito menos do que Spielberg, o caçula dos três, que fez Tubarão, E.T. e A Lista de Schindler.
Lucas fez THX 1138, American Graffiti e Star Wars, o primeiro (que depois virou o quarto) filme da franquia. Em seguida, trocou a direção pela produção e foi de fato como produtor que se projetou no mundo do cinema. Voltou a dirigir episódios de Star Wars, mas isso é irrelevante.
Nos seus 80 anos, lembro que, um dia, há muito tempo, Lucas disse que queria ganhar dinheiro com Star Wars para poder realizar filmes como THX 1138 e American Graffiti. Ficou bilionário, mas não cumpriu a promessa.