NOTÍCIAS

Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais – Prefeitura Municipal de Bonito

Para verificar as boas práticas existentes em Bonito, nos dias 14 e 15 de abril, o Polo Sebrae de Ecoturismo viabilizou a visita de oito prefeitos do Centro-Oeste de Minas Gerais. Consagrado internacionalmente como um dos melhores destinos de ecoturismo do mundo, a cidade é referência em gestão integrada, onde o poder público e a iniciativa privada trabalham em conjunto para exploração sustentável dos recursos turísticos do município, que só no ano passado recebeu 313 mil visitantes, conforme dados da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur).O encontro contou com a participação do secretário de Governo, Jary Neto, do diretor de Turismo de Bonito, Elias Oliveira e do diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Valdenir Roberto de Souza.

Em Bonito, o grupo de Minas Gerais visitou os atrativos Estrela do Formoso, Parque Ecológico Rio Formoso, Gruta do Lago Azul e Estância Mimosa. O papel do Polo nas atividades de benchmarking é justamente fazer essa conexão, facilitando a troca e a aprendizagem dos envolvidos, compartilhando informações com outros lugares que já desenvolvem, ou pretendem desenvolver o turismo utilizando-se da natureza como principal ativo.

Segundo o gerente regional do Sebrae Minas, João Roberto Marques Lobo, a harmonia entre o poder público e os empresários da região foi o que mais chamou a atenção da caravana, bem como a organização do trade pelo Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR). Bonito é considerado caso de sucesso pela criação do voucher único, um modelo de ingresso padronizado que define os valores repassados diretamente para a arrecadação municipal e aos prestadores de serviço e empresas envolvidos em cada atividade.

“Mato Grosso do Sul é uma referência nas práticas do turismo inteligente e ecológico, e o Sebrae Minas, que tem uma atuação forte no turismo também, trouxe os prefeitos da região turística conhecida como Campo das Vertentes para que eles tivessem a possibilidade de conhecer essas práticas, que fazem o turismo ser mais perene, sustentável e com maiores ganhos financeiros”, ressaltou o gerente.

Para o prefeito de Ritápolis e presidente do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Higino Zacarias, a possibilidade de gerar receita com o turismo de forma organizada e sustentável é essencial para a evolução e rentabilidade do trabalho na região. “A beleza natural de Bonito é algo incomparável, mas acima de tudo nos chamou atenção o potencial que foi trabalhado aqui e a capacidade das pessoas de desenvolver o turismo com técnicas inéditas no Brasil, como o Voucher Único. A questão da comercialização para que os recursos dos impostos fiquem na cidade é inspirador e vamos levar para os gestores que não puderam estar aqui”, salientou o gestor.

Quem acessa o site do Polo Sebrae de Ecoturismo encontra informações gerais sobre como funciona a visita de benchmarking e pode solicitar essa solução preenchendo um formulário. A equipe do Polo dará prosseguimento fazendo a curadoria dos destinos que podem ser anfitriões conforme o interesse do visitante.

Com informações, Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *