Os vereadores de Campina Grande aproveitaram bem a abertura da janela partidária, encerrada na última sexta-feira. Dos 23 vereadores em exercício na ‘Casa’, 15 trocaram de legenda – o que representa 69,2%. O grande número de mudanças demonstra de forma inequívoca como a brecha na legislação é usada para acomodar as conveniências particulares no Legislativo.
É que escolher uma legenda agora é chegar com mais ou menos chances de reeleição em outubro. E com isso muitas vezes o conteúdo programático dos partidos vai para segundo plano.
Este ano, o período foi de dificuldades adicionais para os vereadores e aqueles que irão disputar uma vaga na Câmara. É que o cenário das chapas majoritárias em Campina Grande ainda aguarda uma definição por parte do ex-prefeito Romero Rodrigues e isso fez com que muitos ficassem em uma ‘saia justa’.
Com as modificações alguns partidos se fortaleceram para a disputa eleitoral deste ano, a exemplo do Podemos de Romero Rodrigues; do União do prefeito Bruno Cunha Lima; do PSB do governador João Azevêdo; e do Republicanos de Hugo Motta.
Os dois primeiros terão uma bancada com 4 membros cada, enquanto socialistas e Republicanos terão três integrantes cada.
Outros encolheram, como o PSD da senadora Daniella Ribeiro. A legenda começou 2021 com 6 vereadores e chega nesse momento apenas com a vereadora Eva Gouveia. Detalhe: no início da legislatura o PSD campinense era comandado por Romero, que foi posteriormente destituído da Presidência para dar espaço a Daniella.
Confira a lista de quem mudou
Ivonete Ludgério (PSD) – União
Fabiana Gomes (PSD) – União
Aldo Cabral (PSD) – União
Valéria Aragão (PTB) – Republicanos
Saulo Germano (PSC) – Podemos
Pastor Luciano Breno (PP) – Avante
Bruno Faustino – PTB – Agir
Saulo Noronha (Solidariedade) – MDB
Anderson Almeida (Podemos) – PSB
Dona Fátima (Podemos) – PSB
Dr. Olimpio (PSL) – Podemos
Hilmar Falcão (DC) – Avante
Janduy Ferreira – PSC – PSDB
Márcio Melo – PSD – Podemos
Pimentel Filho – PSD – PSB
Lista de quem não mudou
Renan Maracajá (Republicanos)
Napoleão Maracajá – PT
Dra Carla – Podemos
Eva Gouveia (PSD) –
Marinaldo Cardoso (Republicanos)
Jô Oliveira (PC do B)
Alexandre do Sindicato (PSD) – União
Rostand Paraíba (PP) –