NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Política de integridade mineira é apresentada em fórum na França

O Governo de Minas apresenta, nesta semana, a Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI) durante o Fórum Global Anticorrupção e Integridade, organizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre os dias 25 a 28/3, em Paris, na França.

O evento reúne especialistas e lideranças governamentais de todo mundo para compartilhar avanços sobre anticorrupção e integridade pública e estimular a cooperação entre os países.

O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, participa de painel que discute a promoção da integridade como ferramenta de fortalecimento na luta contra a corrupção nos países da América Latina e Caribe.

“A PMPI é o nosso grande caso de sucesso, posicionando Minas Gerais como referência em integridade pública. O Poder Executivo mineiro lidera os principais rankings nacionais de transparência e também é destaque na aplicação da lei anticorrupção” explica o controlador-geral do Estado. 

“A participação da CGE Minas contribui para os avanços das discussões sobre o combate à corrupção no Brasil, possibilitando o compartilhamento de boas práticas e fortalecendo a representação de Minas no contexto internacional”, concluiu.

 

Outros reconhecimentos

No último ano, a política de integridade mineira foi referenciada em publicação da ONU como modelo de referência nos padrões de integridade nas contratações públicas. 

Em 2020, a PMPI foi indicada ao prêmio United Nations Public Service Award, da Organização das Nações Unidas, na categoria “Desenvolvendo Instituições Públicas Efetivas e Responsáveis”.

 

Sobre a PMPI

A Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI) foi estabelecida pelo Decreto Estadual nº 48.419, de 16/5/2022, em substituição ao Plano Mineiro de Promoção da Integridade, de que trata o Decreto Estadual nº 47.185, de 13/5/2017.

A PMPI estabelece objetivos e diretrizes para a promoção da ética, da probidade e do respeito às normas que regulamentam as relações entre a Administração Pública e os setores público e privado, definindo a estrutura dos programas e planos de integridade dos órgãos e das entidades da Administração Pública do Poder Executivo Estadual.

Acesse pmpi.mg.gov.br e saiba mais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *