NOTÍCIAS

No Dia Internacional da Mulher, Prefeitura do Rio inaugura Casa da Mulher Carioca em Campo Grande, o maior bairro do Brasil – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O equipamento da oferece cursos de capacitação gratuitos, além de atendimento psicológico e orientação jurídica – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

O secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, participaram nesta sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, da inauguração da Casa da Mulher Carioca de Campo Grande, na Zona Oeste. O equipamento da Prefeitura do Rio oferece cursos de capacitação gratuitos, além de atendimento psicológico e orientação jurídica para as mulheres em situação de violência. Essa é a quarta Casa da Mulher Carioca. Desde 2021, mais de 372 mil mulheres já foram atendidas no programa. A quinta Casa será inaugurada em Coelho Neto neste sábado (09/03).

– Estamos inaugurando esta semana três novas Casas da Mulher Carioca. Fazer essa inauguração hoje, numa data tão especial e emblemática que é o Dia Internacional da Mulher, que é um dia de luta, de resistência e também de celebração das conquistas dessas mulheres cariocas, que cada vez ganham mais espaço – afirmou o secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.

A Casa da Mulher Carioca de Campo Grande tem uma cozinha aberta com horta suspensa, além de recepção e de amplo espaço com capacidade de realizar atividades coletivas. As Casas também são espaços de promoção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Em cada uma delas, há um Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência (Neam). Na abertura da unidade, as mulheres presentes tiveram acesso a serviços gratuitos, como oficinas de dança, de trança, de maquiagem, design de sobrancelhas e manicure.

– As nossas mulheres da Zona Oeste merecem esse investimento, essa qualidade no atendimento. Aqui na casa da mulher carioca nós teremos mais de 50 áreas de formação, como também psicólogas, advogadas e assistentes sociais e outros diferentes serviços. E bem aqui no centro do Calçadão de Campo Grande, um lugar de fácil acesso para que toda mulher da região consiga chegar. E a gente sabe que, quando elas chegam aqui, as vidas delas são transformadas. Que bom que estamos aqui neste 8 de março para celebrar a vida da mulher, mas especialmente para dizer que lugar de mulher é onde ela quiser e que as oportunidades estão aqui para transformar a vida de muitas mulheres e de suas famílias – disse a secretária Joyce Trindade.

Secretaria oferece 15 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação

Neste Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher também abre 15 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação. São mais de 40 modalidades em áreas como tecnologia, culinária, beleza, idiomas e comércio. Entre os cursos, estão: assistente administrativo, auxiliar de cozinha, extensão de cílios, inglês, eletricista predial, soldadora mecânica e cuidadora de idosos. Para se inscrever, precisa ter, no mínimo, 14 anos e ser moradora da cidade do Rio. As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/MaX9HL8wjdcq71vh9. Quem não tiver acesso à internet, pode se inscrever nas próprias Casas da Mulher Carioca. Os cursos fazem parte do programa Mulheres do Rio e das Casas da Mulher Carioca.

Zona Oeste é a região com maior ocorrência de feminicídios na cidade

Segundo dados da 3° edição do Mapa da Mulher Carioca, a Zona Oeste é a região com maior ocorrência de feminicídios no município do Rio: foram 14 casos em 2022. Com a inauguração dessa nova Casa da Mulher em Campo Grande, as mulheres da região possuem ainda mais acesso às políticas públicas de combate à violência oferecidas pela Secretaria da Mulher. Essa é a terceira unidade na Zona Oeste, sendo as outras duas a Casa Dinah Coutinho, em Realengo, e a Casa Elza Soares, em Padrel Miguel.

– Mais uma Casa da Mulher Carioca na Zona Oeste, a primeira aqui em Campo Grande. É de grande importância para as mulheres da região. Além do acolhimento, é uma casa que vai oferecer cursos e todo o apoio necessário para essa população que tanto precisa e merece – destacou o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

Já a Zona Norte possui a Casa Tia Doca, em Madureira, e ganhará uma nova Casa em Coelho Neto, que será inaugurada neste sábado (09/03). Desde 2021, as Casas da Mulher Carioca já atenderam a mais de 372 mil mulheres, sendo que cada uma delas atende, em média, a 6,5 mil mulheres por mês. Somente em 2023, mais de 62 mil mulheres foram capacitadas para o mercado de trabalho através das Casas.

A cuidadora de idosos Reina Landim, de 60 anos, foi uma das primeiras pessoas a conhecer as instalações da nova Casa da Mulher Carioca em Campo Grande. Moradora de Santíssimo, ela diz que pretende vários cursos no equipamento da Prefeitura.

– Já fiz outros cursos oferecidos pela Secretaria da Mulher e hoje eu vim me inscrever no curso de tranças. Depois, pretendo colocar em prática pelo menos com a minha família, porque tem muita gente que gosta. E tenho interesse em fazer outros cursos em seguida, um deles é auxiliar de creches, porque eu gosto muito de cuidar de crianças. É muito bom aproveitar essas oportunidades, temos que abraçar tudo.

 

O curso de Design de Sobrancelhas é um dos oferecidos pela Casa da Mulher de Campo Grande – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

 

 

Campanha “Mulher, escreva o seu futuro”

Ainda como parte das ações do Dia Internacional da Mulher, a secretaria estará presente em seis terminais de transporte público pela cidade com a campanha “Mulher, escreva o seu futuro”, que tem como finalidade divulgar os cursos gratuitos de capacitação, disponibilizar acesso à informação sobre os serviços da Secretaria da Mulher por meio de materiais, brindes e sorteios e oferecer oficinas de beleza. A campanha acontece no Terminal Intermodal Gentileza, Terminal Alvorada, Terminal Santa Cruz, Rodoviária de Campo Grande, VLT Central do Brasil e Estação de Metrô General Osório (confira horários abaixo).

Em outra ação, na Cidade Nova, as servidoras públicas da Prefeitura do Rio também irão receber oficinas gratuitas de beleza no Centro Administrativo São Sebastião, reforçando que quem cuida também merece ser cuidada.

Onde ficam as Casas da Mulher Carioca:

Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho – Rua Limites, 1.260 – Realengo

Casa da Mulher Carioca Tia Doca – Rua Júlio Fragoso, 47 – Madureira

Casa da Mulher Carioca Elza Soares – Av. Marechal Falcão da Frota, s/nº – Padre Miguel

Casa da Mulher Carioca de Campo Grande – Rua Mário Barbosa, 137 – Campo Grande

Inscrições nas 15 mil vagas de cursos gratuitos:

Cursos de capacitação
Período de inscrição: 08/03/2024 a 23/03/2024
Link da inscrição: https://forms.gle/MaX9HL8wjdcq71vh9

Ação em 08/03 nos terminais de transportes públicos:

Local: Terminal Intermodal Gentileza
Horário: 5h às 20h

Local: Terminal Alvorada
Horário: 5h às 20h

Local: Terminal Santa Cruz
Horário: 5h às 20h

Local: Rodoviária de Campo Grande
Horário: 5h às 20h

Local: VLT Central do Brasil
Horário: 7h às 19h

Local: Metrô General Osório
Horário: 9h às 16h

 

Na semana do Dia Internacional da Mulher, Prefeitura do Rio inaugura expansão da Casa da Mulher Carioca, na Zona Oeste

Marcações: Acolhimento Campo Grande Casa da Mulher Carioca Dia Internacional da Mulher Prefeitura do Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *