Por: Évelyn Azevedo
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realizou, nesta quarta-feira (31), uma palestra direcionada aos funcionários, abordando o tema “Corpo Saudável Mente Saudável” – atitudes que posso tomar para alcançar esse objetivo. A iniciativa em alusão ao mês da campanha Janeiro Branco ocorreu no auditório do Centro Operacional da autarquia.
Cerca de 40 servidores e estagiários, das diretorias Administrativo-Financeira, Compras e Suprimentos, Engenharia, Empreendimentos e Projetos, Operacionais de Água, Esgoto e de Infraestrutura e Logística, participaram do evento.
A atividade é uma iniciativa do Departamento de Recursos Humanos do Saae e contou com a colaboração das psicólogas Camila Soares (Saae) e Danielle Shibayama, além da participação da educadora física Adriana Martins, com o intuito de conscientizar todos sobre a importância da saúde mental e emocional, reduzindo o estigma sobre temas relacionados, tais como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.
“O Saae, aproveitando o mês do Janeiro Branco, está sempre disposto a trazer discussões e palestras para auxiliar os servidores a estarem bem alicerçados, prezando pela saúde mental e emocional, tornando todos aptos a executarem suas tarefas com segurança e bem-estar, a fim de seguirem atendendo, com excelência, o nosso povo sorocabano”, destaca o diretor-geral da autarquia, Tiago Suckow.
Além da apresentação, materiais informativos a respeito do assunto foram distribuídos aos participantes, contendo dicas e recomendações sobre como cuidar da saúde mental praticando o autocuidado, a exemplo de priorizar um sono de qualidade, buscar uma alimentação saudável, realizar atividades prazerosas no dia a dia, adotar a prática de atividades físicas, empenhar-se em atividades relaxantes, como meditação, e parar por alguns minutos para prestar atenção aos próprios sentimentos, tirando um momento para se ver, se ouvir, sentindo e acolhendo suas emoções.
Por que Janeiro Branco?
Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca de suas vidas, das suas relações e sentimentos, avaliando também o passados e projetando os objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia.
A cor branca foi escolhida, por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar. A campanha tem como objetivo criar uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades em geral.