O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta, 15, o segundo relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 145 estão próprios para banho, o que representa 60,92%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 67 estão adequados para banho, o que equivale a 77,01%.
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios no litoral catarinense e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte do estado.
Uma novidade é que a partir da segunda semana de janeiro, até o fim de março de 2024, haverá aumento da frequência da coleta, chegando a três vezes na semana em alguns pontos.No site balneabilidade.ima.sc.gov.br as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar as datas das coletas e o resultado mais atualizado de determinado ponto
O site também possui o menu “histórico”, um espaço de pesquisa onde é possível acessar as datas das coletas e todos os resultados dos pontos amostrados.
Repórter: Marcos Cassettari