Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
O Programa Bombeiro na Escola, uma iniciativa que conecta Bombeiros Educadores a alunos dos 4º, 5º, 8º e 9º anos de dez escolas de Ensino Fundamental da rede de ensino municipal, celebrou a certificação de cerca de 500 estudantes na noite desta terça-feira (21).
O programa acontece por meio de parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, o 11ª Grupamento de Bombeiro do Vale do Paraíba e a 1ª Estação de Bombeiros do Subgrupamento.
A cerimônia de certificação contou com a presença de autoridades da cidade, professores e equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, alunos e familiares e marcou a conclusão do programa que aconteceu neste ano letivo.
As ações educativas que aconteceram em 10 escolas municipais de Ensino Fundamental Integral têm por objetivo ensinar aos estudantes noções de segurança e prevenção de acidentes, como acionar o Corpo de Bombeiros e agir em emergências, rotas de fuga e como evitar afogamentos e acidentes.
Lições práticas
Para o bombeiro educador, cabo Eliomar Osses, as ações tiveram participação expressiva dos alunos e escolas e podem refletir positivamente nas famílias e em toda comunidade escolar.
“Alunos, pais e professores se envolveram e nos disseram o quanto gostaram e viram a importância do trabalho. Precisamos passar boas referências para os alunos, orientar sobre o que devem fazer em situações de emergência, como ajudar o próximo e também inspirar para que estudem e sigam seus sonhos, eles podem ser o que quiserem”, afirmou.
Guilherme Ribeiro Soares Leandro e Isabelle Teixeira da Silva, ambos com 11 anos, estão no 5º ano na Emefi Álvaro Gonçalves, no Campo dos Alemães, e estavam animados com a certificação após participarem do programa na escola.
“Eu achei muito bom, foi uma sensação de felicidade poder participar e vir aqui hoje. O mais importante foi aprender sobre respeito e como agir em caso de emergência, isso vai nos ajudar no futuro”, disse Guilherme.
“Foi muito legal e eu fiquei animada com as aulas e explicações dos bombeiros. Precisamos ter educação, respeito e não passar trote, mas ajudar quando alguém estiver precisando”, frisou Isabelle.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania