Esta terça-feira (8/8) representa um marco para os 13 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Araguari, no Triângulo Mineiro: eles são as primeiras pessoas operadas no Hospital Universitário Sagrada Família (HUSF), do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac).
Neste primeiro momento, o hospital dedica 103 leitos para atender pacientes do SUS, sendo dez de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto. Há possibilidade de dobrar a oferta de leitos de UTI nos próximos meses. Conforme planejamento da instituição, em um ano o Hospital Universitário estará funcionando em capacidade máxima, com 337 leitos, 60% deles destinados a pacientes do SUS.
Para aprimorar o acesso às cirurgias eletivas, reduzir filas de espera e garantir que pacientes recebam os procedimentos necessários de forma ágil e eficiente, o hospital já iniciou processo na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para que cirurgias eletivas realizadas pelo SUS tenham o aporte financeiro do programa estadual Opera Mais.
Opera Mais
Secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti visitou o bloco cirúrgico e destacou as cirurgias eletivas, o financiamento estadual e a organização da rede assistencial. “Hoje estão sendo realizadas 13 cirurgias neste hospital, que tem mais de 15 salas cirúrgicas e será um grande protagonista dentro da política do Opera Mais. O Governo de Minas investe mais de R$ 400 milhões no programa e a nossa expectativa e convicção é zerar essa fila antiga e crônica do SUS”, reforçou o secretário.
Fábio Baccheretti ainda comentou sobre a estrutura do hospital e a articulação com as políticas estaduais de saúde. “É um hospital que tem um heliponto moderno, único da região, e, junto com a nossa frota do Samu, que está chegando no estado inteiro, e mais três novos helicópteros que já adquirimos, conseguiremos dar assistência de mais qualidade e mais rápida àqueles que precisam de atendimento. Então, é uma grande entrega para o Triângulo e a gente fica muito feliz de estar aqui nesse dia de início de atividades”.
O presidente da fundação mantenedora do Hospital Sagrada Família e reitor do Imepac, José Júlio Lafayette, comentou a importância das parcerias para beneficiar o estado inteiro. “Hoje é um dia marcante com o início das atividades do hospital em parceria com o Governo do Estado, com a Prefeitura Municipal de Araguari e o Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de minimizar as filas de cirurgias, principalmente as cirurgias eletivas, não somente do município de Araguari, no Triângulo Norte, mas em Minas Gerais”.
Entregas
Com quase 100% de obra concluída, o hospital possui área construída de 30 mil metros quadrados, totalmente climatizado, com heliponto, equipamentos modernos e estrutura que contará com cerca de 337 leitos para atender procedimentos de média e alta complexidade; sendo 20 leitos de UTI, dez leitos de UTI pediátrica, dez leitos de UTI neonatal e 19 salas cirúrgicas.
O hospital pretende realizar 30 mil cirurgias no seu primeiro ano de funcionamento. Por ser entidade filantrópica, 60% dos leitos serão destinados a pacientes do SUS.