A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) deram posse ao Comitê de Ética Médica do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (CHM). A solenidade aconteceu na sede do CRM, nesta quarta-feira (5), e contou com a participação da direção da unidade hospitalar municipal e da presidência do Conselho.
O Comitê de Ética Médica do CHM atua como um órgão consultivo e fiscalizador a fim de zelar pela conduta ética dos médicos e pela boa prática da medicina dentro do hospital.
“O Comitê de Ética atua orientando os profissionais, analisando situações que envolvem dilemas éticos e garantindo que o exercício da medicina seja sempre pautado pelo respeito aos princípios do Conselho Federal de Medicina e pelo compromisso com o paciente. Além disso, o comitê tem um papel educativo muito importante: promove discussões, capacitações e reflexões sobre ética médica, contribuindo para o aprimoramento constante das equipes”, explica a diretora técnica do Complexo Hospitalar de Mangabeira, a médica Raphaella Lacerda.
O presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Bruno Leandro, celebrou a instituição da nova comissão. “O Comitê de Ética é uma extensão do conselho de medicina, que nos auxilia como um órgão interno de consulta e fiscalização e ficamos muito felizes em termos mais um comitê de ética, ainda mais em um hospital tão importante quanto o Complexo Hospitalar de Mangabeira”, destaca.
Foram empossadas seis profissionais médicas, servidoras do CHM, eleitas através de votação realizada no dia 7 de outubro, de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina, da Resolução N°2.152/16, e do Código de Ética Médica. Os membros titulares são as médicas Cristiane Souza Alves, Lara Maria Veloso Borges Leite e a Bárbara Nayanny Pontes de Queiroz Sousa Silva. Como membros suplentes, foram eleitas as médicas Nathalie Vieira Lima de Medeiros Dantas, Mayanna Meneses Xavier de Melo e Lourdes Gabrielle Lima Beltrão.
“Hoje assumimos mais um compromisso com a profissão que escolhemos e com os seus os princípios. Um compromisso vai além dos títulos ou funções, mas com o exercício da medicina, que não é apenas técnica, mas com o profundo dever humano. Sei que falo por todas quando digo que estamos entusiasmadas e em nome da comissão reforço nosso compromisso: servir com retidão, promover a ética como prática diária e contribuir para que a nossa instituição seja referência em cuidados que respeitam tanto a ciência quanto a pessoa em sua totalidade”, destaca a médica Cristiane Alves.
A diretora do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Raphaella Lacerda, reforça que a criação do Comitê de Ética Médica demonstra maturidade institucional e reforça o compromisso com a valorização da prática médica ética e segura.
“O Comitê fortalece a cultura ética da instituição, promove a valorização do corpo clínico e assegura que as decisões médicas ocorram sempre dentro dos princípios legais e morais da profissão. Para a população, o benefício é direto: mais confiança, segurança e qualidade na assistência. Um hospital que investe em ética é um hospital que coloca o paciente no centro do cuidado, com respeito, transparência e humanidade”, destaca Dra. Raphaella Lacerda, que completa “O comitê é, portanto, uma ferramenta essencial para garantir que a medicina seja exercida com excelência técnica e integridade, dentro e fora dos muros da instituição”.
Referência – O Complexo Hospitalar de Mangabeira é o hospital da Rede Municipal de Saúde referência no atendimento de traumas ortopédicos, atuando como porta de urgência 24 horas. A unidade está localizada na Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n°, bairro de Mangabeira.