Divulgado o resultado final do edital Circula Minas Audiovisual. Lançado pelo Governo de Minas, por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), o edital destina R$ 1 milhão para a circulação de profissionais e coletivos do audiovisual.
São 30 projetos aprovados de um total de 153 inscritos. Os classificados vão receber recursos do Fundo Estadual de Cultura para “Circulação e promoção do audiovisual mineiro no Brasil” e “Circulação e promoção do audiovisual mineiro no exterior”. O resultado está disponível neste link.
Esses repasses vão possibilitar, ao setor, apresentar suas obras no Brasil e no exterior em festivais, mostras, seminários, eventos de negócios e promoções da área.
A secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, destaca que o edital reforça o compromisso do Governo de Minas com o fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual no estado.
“O Circula Minas Audiovisual é um incentivo direto à presença e à representatividade do nosso cinema em diferentes partes do mundo. Esse movimento amplia o alcance das produções mineiras, fortalece o intercâmbio cultural e projeta a criatividade dos nossos profissionais para novos públicos e mercados”, afirma a secretária.
Investimentos
Desde 2020, foram 19 editais garantidos às empresas e profissionais da área por meio da Empresa Mineira de Comunicação. São iniciativas que permitiram fomentar o setor, injetando recursos para a produção e promoção do audiovisual mineiro. Esses editais contemplaram cerca de 1,8 mil projetos.
“Por meio de editais, temos viabilizado recursos para o mercado cinematográfico. Nos últimos cinco anos, injetamos mais de R$ 158 milhões. A EMC também tem promovido diversas mostras de cinema e premiações que buscam valorizar as produções no estado”, diretor de Audiovisual da EMC, Black Dom.