17 de outubro de 2025
15:09
Por: Luís Gustavo Adabro
Como forma de reforçar o compromisso com a inclusão social de mães atípicas no mercado de trabalho, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), atendeu, no segundo semestre de 2024, 57 mulheres deste público em seus cursos de qualificação profissional na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten). O número representa 13,7% do número total de estudantes do local.
Das 57 mulheres, 50 foram aprovadas durante a seleção para os cursos, o que equivale a 87,7% do total, garantindo a oportunidade de capacitação e desenvolvimento profissional. Outras cinco ficaram em lista de espera e apenas duas não foram classificadas. Com isso, o Poder Público Municipal reafirma seu compromisso com as mães atípicas da cidade e promove oportunidades e equidade, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas, como panificação, costura, gastronomia, logística, entre outros.
Além das vagas já reservadas, a Prefeitura está estruturando cursos específicos para mães atípicas, levando em consideração as dificuldades enfrentadas por essas mulheres, como a necessidade de horários mais flexíveis, a proximidade do local das aulas em relação à moradia e a oferta de conteúdos voltados ao empreendedorismo e geração de renda imediata, possibilitando maior autonomia financeira, sem comprometer o cuidado diário com seus filhos.
Outro avanço importante é que as mães atípicas em situação de vulnerabilidade já têm acesso ao passe gratuito, garantindo o transporte necessário para frequentar os cursos sem custos adicionais, o que amplia ainda mais as condições de permanência e conclusão da formação.
“Nosso objetivo é criar oportunidades reais para que essas mães possam se qualificar e conquistar independência financeira, sem deixar de lado suas responsabilidades com a família. Estamos trabalhando para que nenhuma barreira impeça essas mulheres de se desenvolverem e conquistarem espaço no mercado de trabalho”, conclui o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional, Péricles Régis.