17 de outubro de 2025
14:56
Por: Eduardo Santinon ([email protected])
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve, às 15h10 de quinta-feira (16), um homem de 39 anos de idade que violou medida protetiva judicial que o impedia de se aproximar da ex-esposa. Ele tentou invadir a casa dela, no bairro Ipanema Ville, na Zona Norte.
A própria mulher, de 37 anos, foi quem pediu apoio à GCM, ao acionar o alerta do aplicativo Protege Mulher, ferramenta que atende vítimas de violência doméstica que estão amparadas por medida judicial.
Duas viaturas se deslocaram até o endereço informado e o suspeito, ao avistar a chegada das equipes da GCM, tentou fugir por um terreno baldio, ao lado da residência da mulher assistida. Os guardas detiveram o indivíduo metros adiante, sendo que ele apresentava comportamento agressivo.
Segundo relato da vítima, o suspeito foi até o local enquanto ela estava no trabalho. Informada pelo filho sobre a presença do agressor, a mulher retornou para casa e se trancou com o jovem, acionando o “Protege Mulher”. Porém, o homem se recusava a deixar o local e tentou forçar a entrada no imóvel.
O detido foi encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba. A autoridade policial determinou a elaboração de boletim de ocorrência, pelos crimes de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva de urgência e ameaça. O homem permaneceu preso, à disposição da Justiça.