NOTÍCIAS

Prefeitura e Exército promovem inclusão social através do Projeto Davi

Criado para promover a inclusão social e estimular um sentimento de civismo nas crianças, usando a música como instrumento de transformação. Esses são os objetivos do Projeto Davi, realizado Pela Prefeitura de João pessoa, através da Secretaria de Habitação Social (Semhab), em parceria com o Exército Brasileiro, através do 1º Grupamento de Engenharia e Construção.

O projeto envolve 26 crianças com idade entre 5 e 10 anos, moradores do Residencial Vista Alegre, que também são alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputada Lúcia Braga, e na tarde desta quarta-feira (15) participaram de uma atividade alusiva ao ‘Dia das Crianças’.

“O projeto tem pouco mais de dois meses e as crianças já evoluíram muito. Nós estamos vivendo um momento histórico, resultado dessa cooperação entre o Exército Brasileiro e a Prefeitura. Assim estamos criando memória para essas crianças, ao mesmo tempo em que ajudando a formar grandes cidadãos e cidadãs para o futuro”, disse a secretária de Habitação, Socorro Gadelha, aproveitando para agradecer a acolhida do Projeto Davi pelo comando do 1º Grupamento de Engenharia e Construção. “Agradecemos o empenho e devoção dos militares envolvidos, os sargentos Tiago e Talmir, que através de um trabalho feito com amor e dedicação, estão ajudando essas crianças a terem uma perspectiva de vida melhor”, completou.   

A secretária lembrou que o programa habitacional da Prefeitura vai além da construção de uma moradia, pois também se preocupa com o lado social e promove a inclusão, oferecendo mais qualidade de vida para as famílias beneficiadas. “Nós assistimos as famílias através do Programa Pós Ocupacional, um trabalho que começa na fase de seleção, mas depois oferece qualificação e capacitação profissional, recreação e lazer, atividades físicas, assistência a saúde e no caso dessas crianças, que são alunas da Escola Deputada Lúcia Braga, a oportunidade de crescer através da música, que é uma expressão cultural muito forte e transformadora”, comentou Socorro Gadelha.

O coronel Freire, chefe do Estado Maior do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, disse que participar do Projeto Davi é motivo de orgulho para o Exército Brasileiro, que tem como missão defender a Pátria, mas acima de tudo formar cidadãos conscientes de suas obrigações e seus deveres cívicos. “O Exército sempre acolhe propostas que sejam inovadoras como o Projeto Davi. Esse momento é simbólico do Dia das Crianças. As flautas e os brinquedos entregues foram doados pelos padrinhos, como um incentivo a formação de cidadãos e cidadãs conscientes de suas responsabilidades e seus deveres cívicos”, disse.

O secretário executivo da Habitação, Beto Pirulito, destacou que o Projeto Davi é a prova do compromisso da gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra com um projeto de transformação social para melhorar a qualidade de vida daquelas famílias. Ele lembrou que “o objetivo do Projeto é utilizar música para transformar a vida das crianças, abrindo a perspectiva de um mundo melhor e mais humano que para eles era desconhecido”.

Sobre o projeto- O Projeto Davi é acompanhado pelos Técnicos Sociais da Semhab e tem como instrutores os sargentos Tiago e Talmir, do 1º Grupamento de Engenharia e Construção.