NOTÍCIAS

Teatro, circo e literatura agitam a semana no Festival de Artes de Nova Iguaçu

Teatro, circo e literatura agitam a semana no Festival de Artes de Nova Iguaçu




A diversidade de atrações continua no 3º Festival de Artes de Nova Iguaçu com performances de teatro, circo e literatura que reforçam os múltiplos talentos da cidade. Esse ano, são 55 apresentações gratuitas de teatro, música, dança, literatura, artes plásticas, cinema e cultura tradicional, gerando trabalho e renda para os profissionais do setor. Os eventos seguem até 30 de outubro com programação dedicada principalmente ao público infanto-juvenil. O Festival de Artes é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da FENIG (Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O espetáculo Diversidade e Identidade, destacando a essência do circo de rua, será a atração desta quarta-feira (15), a partir das 14h, no Centro de Atividades Comunitárias João Custódio, na Rua Maria Teixeira de Melo, 166, em Jardim Palmares. Os artistas vão apresentar acrobacias de solo, saltos e piruetas. No mesmo local, às 15h, Sonia Lima e Josy Lozada apresentam a contação de histórias do livro infanto-juvenil “A loja de conserto de brinquedos”.

A quinta-feira (16) será dedicada às performances literárias na Escola Municipal Professora Irene da Silva Oliveira, na rua Maria Custódia, 63, em Vila de Cava. A escritora e produtora Liz Cordova apresenta, às 14h, a leitura de contos da primeira antologia do “Coletivo Pó de Poesia”, que se desenvolve a partir das diversas manifestações literárias ao trazer o cotidiano como infinito de possibilidades poéticas. No mesmo local, às 18h30, a produtora cultural e poeta Elizabeth Gomes apresenta “Poemas do Alvorecer”, uma coletânea sobre as trajetórias de amores perpassados pelos elementos urbanos da noite iguaçuana, numa potente performance de poesia falada.

A sexta-feira (17) será dedicada ao teatro infantil com a peça infantil “O Patinho Feio”, que terá duas sessões às 8h e às 14h, no Teatro Sylvio Monteiro, na rua Getúlio Vargas, 51, no Centro de Nova Iguaçu. O espetáculo é uma livre adaptação em forma de cordel do conto homônimo de Hans Christian Andersen e surgiu de uma pesquisa cênica baseada na cultura popular brasileira focada em manifestações como o cordel nordestino e os brincantes dos folguedos.

A programação completa do Festival de Artes você confere em novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.