A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde promove nesta terça, 16, e quarta, 17, Workshops do Plano de Transição Energética Justa.
Os eventos ocorrem na Associação Comercial de Criciúma e são direcionados às prefeituras do Sul de Santa Catarina, Associações de Municípios, sindicatos e demais representantes de mineradoras e termelétricas da região.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Emerson Stein, a ideia é construir um modelo de transição energética que minimize os impactos sociais e econômicos para os trabalhadores e setor produtivo.
O encontro conta com a presença da equipe técnica da FGV responsável pela elaboração do Plano de Transição Energética Justa para a descarbonização da energia em Santa Catarina.
O objetivo é ouvir as demandas e dialogar com os setores envolvidos no tema, visando o desenvolvimento de um plano efetivo, para implementação de forma gradual e em consonância com a realidade socioeconômica local.
O Programa Santa Catarina 2050 foi lançado em maio de 2024 pelo governador Jorginho Mello, visando a migração da matriz energética para fontes renováveis e a transformação das atividades econômicas da região de forma gradual e planejada, com o objetivo de criar uma economia de baixo carbono, minimizando possíveis impactos sociais e econômicos.
Repórter: Marcos Lampert