Prêmio Nise da Silveira celebra sua 10ª edição no Teatro Carlos Gomes – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Posted onAuthorHugoComentários desativados em Prêmio Nise da Silveira celebra sua 10ª edição no Teatro Carlos Gomes – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
“Mulheres que Inspiram” foi o tema desta edição
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados, realizou, nesta terça-feira (5/8), a 10ª edição do Prêmio Nise da Silveira, com o tema “Mulheres que Inspiram”. O evento foi realizado no histórico Teatro Carlos Gomes, no Centro, e reconheceu histórias de vida que movimentam, elevam e representam a potência feminina em diferentes áreas da sociedade.
– Quero parabenizar as homenageadas pelo Prêmio Nise da Silveira. Desde que criamos a Secretaria da Mulher, a primeira entre as capitais, tenho certeza que estamos transformando para melhor a vida de muitas mulheres. Obrigado pelo exemplo de todas vocês que recebem o prêmio hoje. Vocês significam muito para o Rio de Janeiro – afirmou o prefeito Eduardo Paes em mensagem de vídeo.
O prêmio reconhece histórias de vida que movimentam, elevam e representam a potência feminina em diferentes áreas da sociedade – Michele Gomes/Secretaria da Mulher
Criado em 2013 pelo Decreto Municipal nº 36.852, o prêmio carrega o nome da psiquiatra alagoana que revolucionou a saúde mental no Brasil com um olhar sensível e inovador. A homenagem é um reconhecimento institucional a mulheres que, com talento, coragem e compromisso, têm promovido mudanças reais no município e além dele.
– Há dez anos o Prêmio Nise da Silveira celebra a vida de mulheres que estão transformando a realidade do Rio de Janeiro. Nesta edição, trouxemos escritoras, atrizes, cantoras. Nós sabemos que a força da mulher inspira a vida de outras e dessa forma conseguimos celebrá-las por meio do prêmio. É um dia de muito orgulho, o prêmio traz o nome de uma mulher muito forte, que transformou a saúde no Brasil. E hoje conseguimos trazer mulheres de áreas distintas para servirem de inspiração para as próximas gerações – afirmou a secretária de Políticas para Mulheres e Cuidados, Joyce Trindade.
Na edição de 2025, foram homenageadas Débora Falabella, atriz do teatro, cinema e televisão brasileira; Rosane Svartman, roteirista e diretora responsável por novelas como Vai na Fé e Totalmente Demais; Thalita Rebouças, escritora com mais de 30 títulos publicados e voz marcante da literatura juvenil; Gabi de Pretas, comunicadora e ativista negra, referência em representatividade; Marli Peçanha, gestora pública com atuação destacada nos territórios da cidade; Samanta Alves, repórter e apresentadora que se tornou um fenômeno digital aos 24 anos; Nath Finanças, referência nacional em educação financeira acessível; e Cacá Nascimento, cantora, atriz e bailarina brasileira, conhecida por sua atuação na comissão de frente da Mangueira, em peças de teatro e como intérprete da Mangueira do Amanhã.
– É uma honra enorme. Primeiro, estar ao lado de mulheres incríveis. Segundo, receber um prêmio que tem o nome da Nise da Silveira, uma mulher que revolucionou a forma como a gente enxerga a saúde mental no Brasil. Estou há alguns anos interpretando personagens com recorte de violência de gênero. Nos últimos dois anos, tenho me dedicado a isso no espetáculo que eu faço, que tem tido uma grande repercussão tanto do público feminino quanto do masculino. Tem sido uma experiência maravilhosa, a peça tem gerado discussão e vamos rodar o Brasil – disse Débora Falabella.
A escritora Thalita Rebouças destacou que todas as mulheres devem acreditar em si. Que ninguém na sua família acreditava nela e hoje tem mais de dois milhões de livros vendidos, num país que não lê tanto quanto poderia.
– Ganhei um prêmio, nos meus 25 anos de carreira, que leva o nome da Nise da Silveira, uma potência tão importante, uma referência no tratamento da saúde mental. Eu sei exatamente como a literatura pode ajudar. Receber esse prêmio é muito especial.
Na última edição, em 2024, o prêmio homenageou grandes nomes como Xuxa, Alcione, Fátima Bernardes, Clara Moneke, as jornalistas Ana Paula Araújo e Renata Silveira, a modelo Maju Araújo, a apresentadora e empresária Andressa Cabral, a servidora pública Bárbara Nascimento e Yngrid Silva, ex-aluna da Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho.
Marcações: mulheres Prefeitura do Rio premiação Prêmio Nise da Silveira Teatro Carlos Gomes
Em virtude da legislação eleitoral, toda comunicação institucional no âmbito dos municípios deve ser encerrada no prazo de três meses anteriores ao pleito. A divulgação de notícias em portais institucionais também é afetada pelas regras das eleições. Deste modo, em cumprimento ao calendário eleitoral, estamos suspendendo as publicações neste espaço. Agradecendo a todos a compreensão.
Para definir medidas emergenciais na agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, que visam reduzir os impactos climáticos, provocados pelas queimadas e pela seca, o Governo do Estado participou de uma reunião com a Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Para mitigar os […]
Uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou o entendimento do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fernando Bandeira de Mello, que havia determinado o retorno de Ivana Cunha Lima à gestão interina do Cartório de Serviço Notarial e Registral Ivandro Cunha Lima, de Campina Grande. O cartório […]