Foto: Divulgação / SECOMGovSC
O programa ReabilitaCão, desenvolvido na Penitenciária Masculina de Itajaí, deu mais um passo importante rumo à sua expansão. Um convênio firmado oficializa a implantação do projeto no Presídio Masculino de Lages. A assinatura contou com a participação da prefeita Carmen Zanotto, da secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, e do diretor do presídio masculino de Lages, Rodrigo Barroso.
A formalização do convênio ocorreu durante visita técnica da comitiva da Secretaria à cidade de Lages. Com a assinatura, iniciam-se as tratativas para elaboração do projeto, definição das obras e estrutura necessária para dar início às atividades no município.
A secretária Danielle Amorim Silva destacou a importância da iniciativa. “Já havíamos visitado o projeto em Itajaí e agora vamos trazer essa iniciativa para Lages. É uma grande satisfação fazer parte desse momento. Acredito que esta será a segunda unidade prisional do Estado a implantar o ReabilitaCão, um programa que transforma vidas tanto dentro quanto fora dos muros do sistema prisional.”
Internos recebem curso de auxiliar de veterinário
Idealizado pela policial penal Bruna Longen, com apoio da Justiça Estadual e recursos da Justiça Federal, o ReabilitaCão é referência nacional por aliar a ressocialização de apenados ao cuidado com cães vítimas de maus-tratos. Os internos selecionados por equipe multidisciplinar recebem cursos de qualificação como auxiliar de veterinário e técnicas de banho e tosa, além de desenvolverem habilidades emocionais importantes para a reintegração social.
Reconhecido pelo impacto social e ambiental, o programa foi vencedor do 27º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Bem-Estar Animal — a principal distinção ambiental da região Sul do Brasil, com quase 3 mil cases inscritos.
Com a adesão de Lages e o interesse já demonstrado por São Pedro de Alcântara, o ReabilitaCão segue se consolidando como política pública transformadora, que conecta justiça, saúde emocional e proteção animal no sistema prisional catarinense.