NOTÍCIAS

SONORA – No Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão, Saúde alerta para a doença, cuidados e onde buscar atendimento

Doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintomas no seu estágio inicial, a hipertensão atinge 38 milhões de brasileiros.

Desses, 50% sabem que são hipertensos e apenas metade deles realiza tratamento.

Por conta disso, neste sábado, 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Governo de Santa Catarina reforça a conscientização do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, além das ações preventivas para evitar a doença.

Ainda, em alusão à data, a Diretoria de Atenção Primária à Saúde da SES, em parceria com o Telessaúde, está promovendo o curso de Atenção Integral à Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica na APS aos profissionais e gestores de saúde.

A capacitação está com inscrições abertas até 12 de maio ou até acabarem as vagas.

Quando os sinais aparecem, podem incluir dor de cabeça, tontura, zumbido, visão embaçada, falta de ar, fraqueza, sangramento nasal, dor no peito ou palpitações.

Caso sinta algum desses sintomas, é importante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação e diagnóstico, a fim de iniciar o tratamento.

A doutora em enfermagem e responsável técnica na Gerência de Atenção, Promoção e Prevenção à Saúde, Priscila Romanoski, fala sobre a importância do diagnóstico correto:

SONORA