NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Governo de Minas retoma atividades de engajamento institucional em práticas sustentáveis no setor público

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), iniciou uma nova etapa do Programa AmbientAÇÃO, com a retomada do acompanhamento presencial junto às comissões setoriais das organizações parceiras. A iniciativa marca o retorno das visitas técnicas e encontros presenciais após um período de reformulações e ações remotas motivadas pela pandemia de covid-19.

A nova fase representa, ainda, uma reaproximação estratégica em busca de ampliar o engajamento institucional em práticas sustentáveis no setor público mineiro. Ao longo dos primeiros meses do ano, a Comissão Gestora do AmbientAÇÃO visitou cerca de 40 instituições, com resultados considerados altamente positivos.

“Cada organização possui suas particularidades, e delas surgem comportamentos e oportunidades únicas. Nosso objetivo é respeitar essas diferenças e fomentar o protagonismo das equipes locais, criando uma cultura sólida de sustentabilidade ambiental nas instituições públicas”, afirma o diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini.

Educação ambiental como fio condutor

Mais do que apenas uma agenda de sustentabilidade, o AmbientAÇÃO tem se consolidado como uma proposta educativa. Para o pedagogo e coordenador da Comissão Gestora do programa, Walter Couto, a diversidade entre as instituições participantes não impede a construção de um caminho comum. “Apesar das diferentes realidades institucionais, o programa funciona como um fio condutor que conecta boas práticas ambientais. É um espaço de união e de troca entre todos os envolvidos”, destaca Couto.

Essa percepção também é compartilhada pelas instituições que participam ativamente do programa. Segundo a representante da Cruz Vermelha Brasileira Afiliada Minas Gerais (CVB-MG), Regina Célia da Silva, o AmbientAÇÃO oferece mais do que ferramentas de gestão ambiental. “Participar do programa é uma oportunidade de estreitar os laços com as ações educativas do Estado. Para nós, é uma parceria valiosa que ajuda a impulsionar a educação ambiental entre nossos mais de 40 colaboradores e 370 atendidos”, frisa Silva. 

Compromisso com a sustentabilidade pública

Ao longo de 2025, o AmbientAÇÃO seguirá com ações presenciais, reuniões virtuais e contatos diretos com as comissões setoriais, reafirmando o papel da Semad na construção de uma rede institucional ambientalmente engajada.