NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Ônibus Ciência Móvel leva tecnologias a diferentes regiões de Minas Gerais 

O ônibus Ciência Móvel da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) completa 15 anos em 2025. Idealizado para transferir, difundir e popularizar as tecnologias desenvolvidas pela Epamig, o laboratório itinerante resulta de um projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em 2010.

As atividades de divulgação da Ciência e Tecnologia (C&T), previstas pelo projeto, começaram em 2011, e incluíram três eventos com a participação do ônibus, equipado com um mini laboratório. Desde então foram mais de 300 municípios visitados.

No último fim de semana, o Ciência Móvel, foi atração na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, durante a Mostra Inova Minas, que comemorou os 40 anos da Fapemig, entre os dias 4 e 6/4. Até a próxima sexta-feira (11/4), o ônibus está no município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, onde acontece a 8ª Feira Regional Agropecuária – Feragro.

Estrutura e funcionamento

Epamig-MG / Divulgação

O micro-ônibus possui 11 metros de comprimento e 4 metros de altura, além de um toldo para a área externa. “No interior do ônibus, são realizadas demonstrações técnicas e práticas dos temas apresentados nos eventos, com a utilização dos equipamentos disponíveis, como o microscópio e a lupa”, explica a pesquisadora Vanda Cornélio, coordenadora do projeto Ciência Móvel.

Há ainda espaço para a exposição de publicações e produtos. “Na parte externa, também pode ser montada uma tenda com o toldo fixo, onde se encaixa a televisão, utilizada para a exibição de vídeos de pesquisas e para dar suporte à realização de palestras. Nesse espaço realizamos também as degustações dos produtos com tecnologia Epamig”, informa Vanda.

A pesquisadora acrescenta que os temas apresentados tanto no interior, quanto na parte externa do ônibus variam entre os eventos. “Já fizemos exposição de insetos, pragas, estrutura de plantas, avaliações ao microscópio e lupas. Além de palestras e plantões técnicos sobre diferentes culturas e produtos pesquisados pela Epamig, como café, vinhos, azeites, frutas, plantas alimentícias não convencionais, flores, arroz, dentre outros”.

Além da ação itinerante, a equipe criou a série “Ciência Móvel Epamig em Conexão Digital: Pesquisa Agropecuária Itinerante”, que resultou em cerca de 50 vídeos divulgados no canal oficial da Epamig no YouTube. O projeto foi criado durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia.