NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Governo de Minas e municípios de BH e Nova Lima divulgam nova Consulta Pública sobre a criação do Parque da Linha Férrea

O Governo de Minas, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), juntamente com os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, informam sobre a realização de nova Consulta Pública que discutirá o termo de acordo preliminar para a criação do Parque da Linha Férrea. O evento será realizado no dia 30/4, de 19 às 22 horas, no Auditório do Centro de Educação Integral  – CEI Imaculada Conceição (Rua dos Aimorés, nº 1600, Funcionários, Belo Horizonte-MG).

Devido ao luto oficial decretado em Belo Horizonte pelo falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido em 26/3, a Agência RMBH em conjunto com as prefeituras dos municípios, anunciaram o cancelamento da 2ª consulta pública do projeto, que estava originalmente prevista para o dia 27/3.

O parque previsto abrange uma área de 400.000 m², com 5,2 quilômetros de extensão, e tem com intuito transformar a antiga linha férrea que divide os bairros Belvedere (BH) e Vila da Serra (Nova Lima) em uma área de lazer e preservação ambiental, proporcionando um espaço verde para os moradores dos municípios.

A realização da consulta pública integra as ações previstas no Termo do Acordo Preliminar, celebrado em 25/2024, com a participação dos Ministérios Públicos Federal e de Minas Gerais, União, municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, Agência RMBH e Instituto Estadual de Florestas (IEF). O acordo firmado visa a proteção do meio ambiente, a minimização do adensamento populacional, a proteção da linha férrea do antigo ramal ferroviário de Águas Claras e a implementação de soluções de mobilidade urbana para o Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A primeira audiência foi realizada em dezembro do ano passado, em Nova Lima. Na ocasião, os participantes puderam expressar suas opiniões e sugestões sobre o projeto. A realização da segunda consulta ocorre no intuito de incentivar a participação popular, principalmente dos moradores de Belo Horizonte.

“A participação da comunidade é essencial para garantir que o parque reflita os desejos e necessidades de quem vive e interage com a região. Mais do que um projeto de infraestrutura, estamos cocriando um espaço de convivência, preservação ambiental e mobilidade urbana”, afirmou a diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha.

Vale destacar que a audiência será conduzida pela equipe técnica responsável que estará disponível para responder a perguntas e discutir os detalhes do projeto. Os participantes também poderão preencher questionários e fornecer feedback on-line, por meio da transmissão do evento pelo canal da Agência RMBH no YouTube.

Os interessados devem validar sua inscrição por meio do formulário disponível na página do projeto. Acesse e contribua.