NOTÍCIAS

Visita multiprofissional possibilita alta médica mais rápida na UPA Cruz das Armas

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cruz das Armas, da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, implementou, recentemente, a visita multiprofissional. A estratégia proporciona um cuidado mais abrangente ao paciente por meio do trabalho conjunto de uma equipe multiprofissional, contribuindo para a agilidade no processo de alta médica.

D R T . R J .15855.

De acordo com o diretor-técnico da UPA Cruz das Armas, Felipe Montenegro, neste modelo de visita, a equipe de profissionais atua de forma integrada para avaliar de forma holística as necessidades de cada paciente. “Nosso objetivo é entender o paciente em sua totalidade, buscando outros aspectos e evidências, além da doença, que podem gerar um contexto de melhora para esse paciente ou que podem estar agravando a patologia”, explicou.

Na unidade, as visitas multiprofissionais são realizadas por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais, onde cada profissional tem uma visão distinta do paciente e, ao integrar essas visões, conseguem identificar os sinais de melhora ou a necessidade de ajustes no tratamento.

“A partir das visitas, podemos ter um melhor entendimento sobre determinado paciente, bem como encontrar soluções que possam gerar um contexto de desospitalização para ele. Por isso, a interação entre diferentes especialidades tem sido relevante para uma recuperação mais eficiente”, destacou o diretor-técnico da unidade. 

Serviço – Para atender ao público, a UPA Cruz das Armas conta com uma equipe formada médicos clínicos gerais e pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, maqueiros, recepcionistas, auxiliares administrativos e serviços gerais.

O serviço conta com 14 leitos, sendo três de sala vermelha (para pacientes em estado grave), seis de sala amarela (cuidados intermediários), três de pediatria e dois de isolamento. A estrutura ainda é composta por seis consultórios, sendo quatro para médicos clínicos e dois pediátricos; salas para classificação de risco, raio x, medicação e inalação; laboratório de análises clínicas, farmácia, central de material e esterilização, almoxarifado e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).