Em 1972 a propriedade de Herbert Bartz, em Rolândia, no Paraná iniciou uma experiência agrícola que se tornou referência no mundo inteiro: o plantio direto.
O experimento, que começou com 200 hectares de soja, alcançou bons resultados, e o sistema foi sendo difundido Brasil afora. Hoje o plantio direto ocupa mais de 33 milhões de hectares no território nacional, considerando apenas culturas anuais.
Para marcar esse feito, uma lei instituiu, em 2023, o Dia Nacional do Plantio Direto, comemorado em 23 de outubro.
Em São Miguel do Oeste a data vai ser lembrada na terça-feira, 22, na Câmara Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes Catarinenses do Rio Peperi-guaçu.
O ato comemorativo está sob a responsabilidade de Clístenes Antônio Guadagnin, extensionista da Epagri que fala sobre a data e também sobre o plantio direto:
SONORA
O Dia Nacional do Plantio Direto em 2024 vai reunir iniciativas em prol da agricultura sustentável em todo o território nacional. A ação é fomentada pela Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS).
Estão sendo conclamadas instituições, entidades, empresas ou mesmo produtores ligados à proposta de agricultura ambientalmente responsável e produtiva.
O objetivo é de que durante o mês de outubro, eles promovam em suas regiões eventos e atividades que suscitam a divulgação, promoção e consolidação do Sistema Plantio Direto.