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Agência Minas Gerais | Elevadores dos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa serão disponibilizados para uso na próxima semana

A partir do próximo dia 14/10 será retomado o acesso a todos andares dos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa. Com a conclusão das obras de reparo de 24 elevadores, conforme cronograma, as atividades presenciais dos órgãos e entidades que funcionam nesses prédios já podem voltar a ser realizadas no local em sua totalidade.

A retomada do uso acontecerá de forma parcial. No dia 14/10, será liberado o acesso do 4º ao 14º andar do prédio Minas; no dia 21/10, será a vez dos andares 1, 2 e 3 do mesmo prédio. No prédio Gerais, as atividades poderão retornar a partir do dia 4/11, do 4º ao 14º andar, e, nos demais andares, no dia 11/11.

A liberação do uso e acesso dos três primeiros andares de ambos os prédios acontecerá de acordo com o fim do remanejamento de servidores que foi feito anteriormente para assegurar a continuidade dos serviços que demandavam atendimento presencial. Servidores de andares superiores, que tiveram que seguir trabalhando presencialmente, foram realocados nos andares baixos dos prédios Minas e Gerais. Agora eles retornarão aos seus espaços de origem.

Os elevadores receberam um reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos. Além das obras de reparos, os 24 elevadores disponibilizados – 12 em cada prédio – também foram submetidos a configuração e a conferência das seguintes partes: elétrica, mecânica, automação, e a limpeza das cabines.

As secretarias, órgãos e entidades serão responsáveis por decidir e informar aos seus servidores como será o retorno das atividades presenciais das equipes, que devem ser orientadas por suas chefias imediatas.  

Cronograma cumprido

Na primeira parte das obras de reparo dos elevadores dos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa foram finalizados 24 elevadores, conforme o cronograma estipulado, do total de 58 que estão passando pelas intervenções.

No último mês de setembro, teve início, ainda, a segunda etapa, com as obras de reparo em mais 18 equipamentos. Os reparos nos 16 elevadores restantes estão previstos para ocorrerem nos meses de novembro e dezembro.

Os elevadores foram interditados no início de maio, após perícias feitas por órgãos de segurança e infraestrutura do Estado indicarem a necessidade de suspensão do uso dos equipamentos. As obras nos prédios começaram no mês de julho e estão sendo conduzidas pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Com a interdição do uso, o Governo de Minas publicou o Decreto Estadual nº 48.820/2024, que autorizou a realização de teletrabalho excepcional para os servidores que não desempenham funções essencialmente presenciais até dezembro de 2024.