Foto: Divulgação / Casan
Com o objetivo de evitar intermitências e aumentar a vazão de água para regiões altas de Lindóia do Sul, no Oeste, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) executou uma melhoria no abastecimento. Ao todo, foi 1,1 km de novas redes nas ruas Domingos Giron, Leonelo Bertol e Orestes Frare, beneficiando 50 famílias na região central. O assentamento foi feito com o apoio de funcionários da Agência da Companhia no município vizinho de Ipumirim.
“Essa é uma área em que tínhamos registro de falta de água toda vez que havia uma emergência, pois a vazão era pequena e o relevo alto. Agora, com a nova rede, a região terá duas fontes de água distintas: uma vinda diretamente da ETA e outra de um reservatório que foi interligado”, explica o chefe de Agência responsável pelo Distrito Operacional, Sidinei Hermes.
Além da nova rede, também foi instalada uma válvula redutora de pressão. A expectativa é que o equipamento ajude a reduzir vazamentos, controlando um nível de pressão adequado para abastecer as partes altas sem comprometer as tubulações. Outra melhoria foi a instalação de cinco supervisórios na cidade, que são equipamentos de monitoramento da vazão de água, utilizados para verificar ocorrências e fazer os consertos com mais agilidade.