Fotos: Divulgação / Casan
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), em parceria com a coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), organizou uma oficina de produção de sabão com as famílias das crianças que frequentam a sede do SCFV. A iniciativa ocorreu no último sábado, 11, e integra o Programa Socioambiental da Casan em Xanxerê.
O Programa Socioambiental prevê ações sociais que envolvem a comunidade, e esta oficina foi planejada para ensinar às famílias uma forma de gerar renda a partir da comercialização de sabão caseiro. As participantes foram incentivadas a armazenar o óleo de cozinha usado para a receita, evitando o descarte incorreto desse material no sistema de esgoto.
A oficina foi ministrada pela colaboradora aposentada da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Elvina Costacurta, que utilizou materiais recicláveis como formas para o sabão, promovendo a reutilização consciente. Além disso, a Assistente Social da CASAN, Silvanira Alves Freitas, abordou sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário e sua importância para o bem-estar da população e para a melhoria dos índices de saúde pública.
“Essa iniciativa não só promove a redução do impacto ambiental, mas também educa a comunidade sobre as consequências do descarte inadequado do óleo, que causa sérios danos ao meio ambiente. Tivemos também a participação de Sirley, uma moradora da comunidade que utiliza a produção de sabão como fonte de renda, e compartilhou sua experiência, o que foi um momento valioso de troca”, avalia Silvanira.