NOTÍCIAS

Cidasc participa da ExpoMar – Pesca, Maricultura & Logística 2024

Foto: Divulgação ExpoMar

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) estará presente na ExpoMar – Pesca, Maricultura & Logística 2024, que ocorre de 09 a 11 de julho no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí. O evento visa reunir todas as cadeias produtivas e de negócios relacionadas à pesca, maricultura e logística. A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, participará da abertura oficial do evento, no dia 09 de junho, às 18h.

O médico-veterinário Pedro Mansur Sesterhenn, coordenador estadual da Sanidade de Animais Aquáticos da Cidasc, será um dos palestrantes no “Simpósio Catarinense de Piscicultura”, parte integrante da ExpoMar.

Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí

A ExpoMar 2024 abordará temas como economia azul, impactos das mudanças climáticas na pesca e aquicultura, novas exigências dos consumidores, linhas de crédito, desafios do mercado de pescado, entre outras pautas técnicas. O evento incluirá o Congresso Internacional da Pesca e Maricultura, Simpósio Catarinense de Piscicultura, Feira de Negócios, Cozinha Show e Corredor do Sabor.

Durante o Simpósio Catarinense de Piscicultura, Pedro Mansur Sesterhenn fará duas palestras: às 11 horas, no auditório 2, ele falará sobre “Exigências Legais para Produção na Piscicultura – Quais os documentos e de quem é a responsabilidade pela emissão de Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Guia de Trânsito Animal (GTA), Licença de Aquicultor”; e às 15h15, no auditório 1, abordará o tema “Sanidade e biossegurança – Enfermidades e estratégias para redução de riscos”.

“A participação da Cidasc na ExpoMar 2024 é uma oportunidade para demonstrar nosso compromisso com a sanidade e a sustentabilidade do setor aquícola. Estamos entusiasmados em compartilhar nosso conhecimento e colaborar com outros profissionais e empresas para fortalecer a cadeia produtiva da pesca e maricultura em Santa Catarina. Eventos como este são fundamentais para promover a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às novas exigências do mercado e contribuam para o crescimento econômico do nosso Estado”, destaca a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.

Santa Catarina é um Estado de destaque na produção de animais aquáticos, principalmente na criação de moluscos bivalves, e conta também com setores significativos de ranicultura, carcinicultura e piscicultura. Para fortalecer esses setores e proteger os consumidores, é essencial empregar atividades que mantenham a condição sanitária desses animais.

A competência da sanidade pesqueira e aquícola é conferida ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Em Santa Catarina, a execução das atividades de Defesa Sanitária Animal é responsabilidade da Cidasc. Clique aqui para mais informações sobre Defesa Sanitária Animal – Sanidade dos Animais Aquáticos.

+ExpoMar

A programação foi construída com participação ativa dos atores do setor, trazendo à luz os principais desafios atuais e as tendências para o futuro da atividade. Serão mais de 20 palestras, painéis e workshops ao longo dos três dias, com a presença de mais de 60 especialistas e pesquisadores renomados do Brasil, Canadá, Chile e Oriente Médio.

A temática deste ano é “Transformação Azul na Pesca e Aquicultura”, alinhado ao conceito desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que propõe uma visão de produção sustentável na aquicultura, gestão eficaz na pesca e melhoria nas cadeias de valor. Clique aqui para conferir a programação.

Pesca e aquicultura em debate

Entre as novidades desta segunda edição está a organização da programação em formato de painéis, que permitirá o aprofundamento dos debates e a abordagem dos diferentes aspectos sobre os temas.

O primeiro dia será voltado para conjuntura e estratégia, com debates que tratam do crescimento da produção da proteína que vem das águas, rastreabilidade e certificação na pesca e aquicultura, linhas de crédito e panorama do mercado de pescados no Brasil e no Mundo, com a participação de Márcio Castro da FAO – Roma, Itália. Em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), também será realizado o evento satélite “Blue Fish: O crescimento azul da pesca e maricultura em um oceano em transformação climática”.

No segundo e terceiro dia, a ExpoMar promove o Seminário Internacional de Pesca, o Seminário Internacional de Maricultura e o Simpósio Catarinense de Piscicultura.

Pesca

Estratégias e ações para o crescimento sustentável da pesca, desafios e ações nas áreas de ordenamento e fomento da atividade pesqueira, estatística pesqueira no Brasil e em Santa Catarina e o gerenciamento hídrico na indústria estão entre os temas do Seminário Internacional de Pesca.

Maricultura

Conferencistas do Canadá, Chile, Oriente Médio e Brasil compartilham suas experiências de sucesso no “Painel Blue Fish – Possibilitando o crescimento azul na maricultura”, que abre o Seminário Internacional de Maricultura. A programação conta ainda com debates sobre políticas de desenvolvimento, ordenamento da maricultura, programa Molubis e a proliferação de mexilhões invasores.

Piscicultura

Os temas que mais têm preocupado o setor no estado pautam o Simpósio Catarinense de Piscicultura: licenciamento ambiental, exigências legais para exercer a atividade como: Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Guia de Trânsito Animal (GTA), licença de Aquicultor, sanidade e biossegurança, inovações na aquicultura e mercado do peixe cultivado.

Realização, patrocínio e apoio

A ExpoMar é promovida pelo International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil) com a correalização do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (Fundep). Tem o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Banco do Brasil, Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina (SAQ), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesc/Senar) e Prefeitura de Itajaí. A ExpoMar tem o apoio das entidades Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Associação Catarinense de Aquicultura (Acaq), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) e Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe).

Mais informações:
Jornalista Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação
Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc)
(48) 3665 7037
e-mail: [email protected]