A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), concluiu, em junho, um treinamento sobre o Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (Siad), destinado a servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Ao todo, 65 servidores do órgão foram capacitados para otimizar processos de contratações e compras.
A capacitação teve início em maio e partiu de uma demanda da Escola de Contas do TCE-MG, com o objetivo de orientar servidores de diversos setores do Tribunal no uso das ferramentas disponíveis no Sistema. O Siad é responsável pela gestão das aquisições e contratações de bens e serviços pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Poder Executivo Estadual.
Atualmente, mais de 60 órgãos estaduais utilizam a ferramenta. Entre suas funções estão o controle dos patrimônios públicos, o controle da frota de veículos e de abastecimentos, o Cadastro Geral de Fornecedores (Cagef-MG), o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens de Minas Gerais (SCDP-MG) e a execução de modalidades de contratação, como o pregão, do Portal de Compras.
“O treinamento é repasse de conhecimento, para trazer aos usuários do Siad um melhor entendimento das funcionalidades disponíveis, mostrar como ocorre o fluxo das contratações no Portal de Compras e a gestão logística no sistema dos materiais e serviços. Com a Nova Lei de licitações e Contratos, é ainda mais importante repassar as alterações e as novas funcionalidades implementadas”, destacou o diretor Central de Núcleo de Suporte aos Usuários de Sistemas Corporativos da Seplag-MG, Daniel Araújo.
Segundo a servidora do TCE-MG, Lorayne Azevedo, os encontros foram produtivos para o esclarecimento de dúvidas. “Essa capacitação ofertada pela Seplag-MG foi de extrema importância para aprimorar nossas atividades e para obtermos mais conhecimentos sobre o sistema que utilizamos no dia a dia”, disse.
Siad
De acordo com o diretor Daniel Araújo, o Siad gerou grandes avanços nas compras públicas do Estado desde que passou a ser utilizado, em 2004. Algumas das melhorias são a qualidade dos materiais e serviços adquiridos, a utilização do pregão e dos registros de preços, a disponibilização de informações para planejamento de compras e o acompanhamento de contratos.