Sorocaba participará, de 25 a 30 de maio, da Fase Regional da 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), que será realizada em Campo Limpo Paulista (SP). A competição contará com 140 atletas da cidade, com idade a partir de 60 anos, que disputarão 14 modalidades esportivas. Em 2023, Sorocaba ficou com o troféu de campeão da Fase Estadual, seguido por São Bernardo do Campo e São José do Rio Preto.
Organizado e realizado pelo Governo do Estado, o Jomi foi criado com o intuito de valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos.
A Fase Regional da competição ocorre em etapas, em oito cidades do Estado de São Paulo: Casa Branca, Bebedouro, Ourinhos, Campo Limpo Paulista, Araçatuba, São Bernardo do Campo e Pindamonhangaba. Já a Fase Estadual dos jogos será em Itatiba. A expectativa do Governo do Estado é de que, somadas as oito etapas regionais, mais de 15 mil atletas estejam envolvidos na competição. Para a final estadual, prevê-se algo em torno de 3 mil pessoas.
São 14 modalidades em disputa: atletismo, buraco, bocha, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez. A delegação sorocabana competirá em todas. Os campeões nos naipes masculino e feminino, de cada modalidade, se classificam para a final estadual, onde será consagrado o município campeão.
Os atletas de Sorocaba treinam, durante todo o ano, em equipamentos esportivos da cidade, principalmente no Centro Esportivo do Jardim Simus, além de unidades parceiras da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), e representam o município em competições oficiais do Estado de São Paulo, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e a ADES.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sequav, fornece todo apoio às equipes, incluindo a realização das inscrições, além de alimentação, transporte e montagem da estrutura do alojamento. Os competidores sorocabanos ficarão alojados na Escola Municipal “Dr. Francisco Monlevade” e estarão acompanhados de técnicos de esporte e monitores da Sequav, bem como de médico e enfermeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-7282 ou pelo e-mail: [email protected].