NOTÍCIAS

12 filmes sobre mães com histórias incríveis

MArcélia Cartaxo em ‘A Mãe’. Foto: Mariana de Almeida Prado/Divulgação. Mariana de Almeida Prado/Divulgação

O Dia das Mães, comemorado neste domingo (12), é uma data para homenagear as mães e também refletir sobre os desafios da maternidade. Como é um dia em que mães e filhos aproveitam para celebrar juntos, assistir filmes é uma boa dica de programação.

Pensando nisso, o JORNAL DA PARAÍBA separou algumas dicas de filmes com tramas marcantes sobre mães.

Filmes sobre mães para conhecer

Aproveitando a data, 12 de maio, a seleção traz 12 filmes nacionais e internacionais com histórias desafiadoras, mas também com vínculos extraordinários.

A mãe (2022)

Em “A Mãe”, a paraibana Marcélia Cartaxo é Maria, moradora da periferia de São Paulo.

Um dia, ao voltar do trabalho, Maria não encontra seu filho adolescente em casa. Decidida a encontrá-lo, a protagonista inicia uma busca incessante por descobrir a verdade sobre o que teria acontecido com o filho dela, chegando até a desafiar a paz de traficantes locais.

Que Horas Ela Volta? (2015)

A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular.

O filme aborda reflexões sobre diversos assuntos, enquanto acompanha a relação entre mãe e filha, desde condições de trabalho, preconceito de classe e acesso à universidade pública.

Pureza (2019)

Pureza (Dira Paes) busca o filho desaparecido. Ao encontrar um emprego em uma fazenda, a mãe se vê diante de outra desesperadora situação: ela testemunha o tratamento brutal de trabalhadores rurais escravizados e vai se arriscar para conseguir denunciar às autoridades.

Mar de Dentro (2020)

Uma gravidez inesperada muda completamente a vida de Manuela (Monica Iozzi). Enfrentando as grandes mudanças no seu corpo e na sua rotina, ela inicia uma jornada para se tornar mãe.

Extraordinário (2017)

Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma síndrome rara, a síndrome de Treacher Collins, e precisou passar por 27 cirurgias plásticas. Até os 10 anos, ele foi educado em casa, pela mãe, mas nessa idade vai começar a frequentar uma escola e precisará tentar se encaixar e fazer amigos, ao mesmo tempo em que lida com o bullying dos colegas.

Apesar da trama ser sobre o menino Auggie, a família dele tem um papel especial na história, especialmente sua mãe Isabel (Julia Roberts). A mãe “leoa” faz tudo para proporcionar aos filhos a melhor vida possível, enquanto enfrenta os desafios da maternidade atípica.

Mães Paralelas (2022)

O filme dirigido por Pedro Almodóvar conta a história de duas mães que se conhecem em um quarto de hospital quando estão prestes a dar à luz.

Uma é uma mulher madura, enquanto a outra é uma adolescente assustada. As duas formam um forte vínculo que transforma suas vidas.

Blackbird – A despedida (2020)

Lily é uma mulher com uma doença terminal que convoca os filhos para um último encontro em uma casa de praia. Entre momentos amorosos e de descanso, questões mal resolvidas entre a mãe e suas filhas Jennifer e Anna vêm à tona.

Boyhood (2014)

O longa narra a trajetória de Mason (Ellar Coltrane), um garoto criado por pais separados (Ethan Hawke e Patricia Arquette). A história acompanha a jornada do garoto ao longo 12 anos, da infância até a juventude, e explora seu vínculo com os pais à medida que ele amadurece.

Como Nossos Pais (2017)

O filme nacional de 2017 fala sobre Rosa (Maria Ribeiro), mãe de duas pré-adolescentes e filha de pais intelectuais. Ela é uma mulher que se cobra bastante, em busca da perfeição como profissional, mãe, filha, esposa e amante.

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (2018)

A sequência do clássico de 2008 foi um sucesso! “Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo”, conta a história de Sophie que, ao descobrir que está grávida, busca inspiração para a maternidade lembrando do passado da mãe. Nos anos 1970, a jovem Donna viveu muitas aventuras com seu grupo musical Donna & The Dynamos, uma parceria com as amigas Tanya e Rosie.

O filme une música, drama, humor e um elenco de peso que inclui nomes como Meryl Streep, Amanda Seyfried e Cher.

Sexta-feira muito louca (2003)

Muitas vezes mães e filhos encontram dificuldades de se entender. Esse era um problema entre Tess (Jamie Lee Curtis) e sua filha adolescente Anna (Lindsay Lohan). Até que elas encontram uma oportunidade de se colocar no lugar da outra, literalmente, quando trocam de corpo após comer biscoitos da sorte em um restaurante chinês.

Fala Sério, Mãe

Angela Cristina (Ingrid Guimarães), mãe da adolescente Maria de Lourdes (Larissa Manoela), precisa lidar com as dificuldades e delícias de guiar sua filha durante uma das fases mais complicadas da vida. Ela vive uma montanha-russa de emoções, medos e frustrações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *