Os agricultores catarinenses e povos tradicionais interessados em vender produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) podem fazer seu cadastro, nesta primeira etapa, até o dia 9 de maio no site da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.
A entrega é feita diretamente nos equipamentos da rede socioassistencial dos 130 municípios habilitados.
A secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, explica que para auxiliar os agricultores no cadastramento a SAS fez uma parceria com a Epagri, que por meio dos seus extensionistas em todo o estado está ajudando no processo.
SONORA
O edital do PAA em Santa Catarina, no valor de R$ 10 milhões, prevê a possibilidade compra de 162 produtos. Entre os itens estão desde frutas e verduras, panificados, peixes, mel, entre outros. Cada agricultor pode vender até R$ 15 mil pelo programa e precisa fazer a entrega diretamente nos equipamentos cadastrados pelas prefeituras.
A secretária explica ainda que mesmo que sua cidade não tenha se inscrito no programa, o agricultor pode se cadastrar para fazer a venda e a entrega em qualquer outra cidade habilitada, o que amplia a possibilidade de participação.
No último edital foram 293 agricultores cadastrados e para 2024 a meta é ampliar para 800 e Santa Catarina também foi o estado do Brasil que contou com a maior diversidade de itens disponibilizados para serem adquiridos da agricultura familiar pelo PAA.