A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou ontem (23), por maioria, um projeto de lei do deputado Tovar Correia Lima (PSDB) que torna o pastel de carne com açúcar patrimônio cultural e imaterial do Estado.
Na matéria, o tucano diz que o alimento é uma iguaria única da Paraíba, com raízes profundas na culinária local, com uma receita que passaria de geração a geração.
“Essa combinação peculiar de carne e açúcar cria um sabor inigualável que cativa tanto os habitantes locais quanto os visitantes”, explicou.
Na sessão, Tovar foi mais além e justificou que se inspirou para o indicação porque a paraibana Juliette, que ganhou o BBB em 2020, gerou repercussão nacional ao comentar em um podcast de que é sua comida paraibana preferida.
Restou à deputada Cida Ramos (PT) agir com a voz da razão e argumentar que há outras comidas realmente típicas paraibanas, provenientes da cultura indígena e quilombola, que mereciam ter o reconhecimento dos deputados como patrimônio da Paraíba e não têm.
Os demais parlamentares silenciaram, assim como tem silenciado a apresentar propostas para termas mais urgentes para o desenvolvimento a Paraíba.
Comparações culinárias à parte, o estado está longe de viver em um ‘céu de brigadeiro’. Tem problemas graves que preocupam a população, como a falta de segurança pública, falta de estrutura na Educação e uma crise hídrica que estão longe de ser resolvida.