O Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), disponibiliza a todos os cidadãos para consulta uma importante ferramenta de prestação de contas e de transparência da Administração Pública: o Balanço Geral do Estado 2023.
A série de nove cadernos traz as informações de todas as realizações do governo e os gastos efetuados pelos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, Autarquias, Fundações, Fundos Estaduais e Empresas Estatais Dependentes.
O Balanço Geral 2023 pode ser acessado no site da Secretaria de Estado de Fazenda, no menu Tesouro Estadual, em seguida Contadoria Geral > Demonstrações Contábeis> Balanço Geral do Estado, ou diretamente neste link.
“Elaborado pela Superintendência Central de Contadoria-Geral (SCCG) da Subsecretaria do Tesouro Estadual (STE), o Relatório Contábil – parte integrante do Balanço Geral – traça o panorama da gestão do patrimônio público, das entregas feitas aos cidadãos e do planejamento executado no período, além dos estudos e análises contábeis das ações do governo no exercício de 2023”, explica o subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Amaral.
Os relatórios de prestação de contas foram enviados para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e para o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG). A publicação cumpre os prazos regulamentados na Constituição do Estado.
A composição do Balanço Geral 2023 estrutura-se com os seguintes relatórios:
- Relatório Contábil
- Notas Explicativas
- Consolidado do Estado
- Administração Direta
- Administração Indireta – Autarquias e Fundações – VOL I
- Administração Indireta – Autarquias e Fundações – VOL II
- Administração Indireta – Fundos Estaduais
- Administração Indireta – Empresas Estatais Dependentes
- Balanço Social