Uma reunião do Grupo de Trabalho de Ferrovias do Cosud definiu estratégias dos estados do Sul para o andamento dos projetos de ferrovias que estão sendo desenvolvidos pelos governos estaduais.
O encontro foi realizado nesta quinta-feira, 4, em Curitiba (PR). Participaram representantes de cada governo, que estão envolvidos com projetos ferroviários.
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, abriu o encontro que também teve a participação do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) , Beto Martins, comentou sobre a necessidade de integrar os projetos, pois há um mesmo problema que é a indefinição sobre a renovação da concessão da Malha Sul. Segundo ele, quando o problema é comum, as soluções passam a ser comuns:
SONORA
O GT das Ferrovias foi criado na última reunião do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) realizada em março, em Porto Alegre (RS), com o objetivo de buscar a união dos estados em torno do desenvolvimento deste modal, que é considerado de fundamental importância para a logística de transportes.
O vice-governador do Paraná, lembrou que “chegou o momento dos três estados sentarem e cada um apresentar a sua proposta e encontrar um caminho comum para resolver definitivamente o problema das ferrovias nos estados do Sul”.
O vice-governador gaúcho afirmou ser crucial rediscutir a modelagem e os investimentos para atender as demandas logísticas dos três estados.
Ficaram definidos os dois próximos encontros. O primeiro será em 14 de maio em Brasília, em uma audiência com o Ministro dos Transportes e o segundo encontro do GT que será em Florianópolis, em data ainda a ser confirmada.