NOTÍCIAS

Entenda o que é Páscoa: significado, símbolos e história

A Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário religioso e possui muitos símbolos e significados. Para os cristãos, é a principal data do ano, pois é quando é celebrada a ressurreição de Jesus.

O Jornal da Paraíba traz as principais informações sobre a celebração da Páscoa, como aspectos históricos e significados dos elementos mais presentes nas comemorações.

O que é Páscoa?

A palavra Páscoa significa, etimologicamente, “passa sobre”, “passagem” ou “travessia”. A celebração tem um sentido de libertação e renovação. 

Na Páscoa, os cristãos celebram a ressurreição de Cristo. É a principal celebrações do calendário cristão.  

Os cristãos costumam confessar seus pecados e arrepender-se, culminando na cerimônia de lava-pés, assim como Jesus fez com seus discípulos. 

Quais os símbolos da Páscoa?

Ovos de Páscoa

Foto: Divulgação/Procon

O ovo simboliza a vida oculta e misteriosa, que está por vir. Na antiguidade, os egípcios e persas já costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear amigos. Os povos antigos acreditavam que o ovo simbolizava o nascimento. 

Os cristãos primitivos do oriente também presenteavam com ovos coloridos na Páscoa, simbolizando a ressurreição e o nascimento para uma nova vida. 

Os países europeus também costumavam escrever mensagens e datas nos ovos, presentear crianças. Os ovos não eram comestíveis. 

Apenas no século XIX que começaram a fabricar ovos de páscoa de chocolate para presentear. 

Coelho da Páscoa

Coelho é um símbolo da Páscoa

Os coelhos são símbolo de fertilidade e renascimento. 

Círio Pascal

É uma vela branca que simboliza a ressurreição de Jesus. São inscritas as letras alfa e ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, simbolizando que Jesus é o início e o fim. 

Peixe

É costume dos católicos não comer carne vermelha durante a Páscoa e trocam o alimento por peixe. É um símbolo de sacrifício e reflexão espiritual. 

Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo

Pão e vinho

Pão e vinho são símbolos da Páscoa

O pão simboliza o corpo e o vinho é o sangue de Jesus. Os dois estão presentes na última ceia, quando Jesus e os discípulos celebram a Páscoa. 

História da Páscoa

Na Igreja Católica, a Páscoa foi estabelecida como celebração no Concílio de Nicéia, no ano de 325 d.C. 

Antes de ser instituída no calendário cristão, a Páscoa já era celebrada pelos povos germânicos e celtas do hemisfério norte, que já inseriram ovos e o coelho como símbolos de fertilidade.

Os judeus também já celebravam o Pessach, também conhecido como a Páscoa Judaica, antes dos cristãos. Para eles, o período significa passagem e retoma a libertação e redenção do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *