NOTÍCIAS

Cabo Gilberto e Queiroga se encontram em manifestação pró-Bolsonaro na Paulista

O deputado federal Cabo Gilberto e o ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga (PL), pousaram para uma foto juntos, neste domingo (25), na manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo. O evento, que segundo os organizadores foi em defesa do Estado Democrático de Direito, reuniu milhares de apoiadores do político.

A selfie compartilhada por Marcelo Queiroga nas redes sociais chama a atenção, já que ocorre em meio às divergências públicas entre ele e o deputado sobre os rumos do partido nas eleições desse ano em João Pessoa.

O médico foi escolhido pelo PL como nome do partido para disputar o pleito na Capital, contrariando o grupo de Cabo Gilberto, que vê na figura do ex-ministro a representação do diretório estadual do PL, na pessoa do deputado Wellington Roberto, com quem tem divergências profundas.

Nos bastidores, Queiroga o deputado Cabo Gilberto mantém boa relação política, mas a conjuntura das eleições de 2024 afastou os dois da convivência pública no quesito partidário. Na foto compartilhada no Instagram de Queiroga, ele e Gilberto aparecem sorrindo. O deputado não replicou a foto em suas redes sociais.

Ao chegar no local da manifestação, ainda pela manhã, o parlamentar disse que participava do ato para “lutar pela liberdade e pela democracia” e afirmou que o ex-presidente está sendo “perseguido”.

Na semana passada, em entrevista à CBN Caruaru, Bolsonaro reafirmou o apoio a Queiroga e fez elogios a Gilberto, mas pediu “um tempo” ao deputado.

Wellington Roberto comparece

Deputado federal Wellington Roberto / Foto: reprodução

Para a surpresa de alguns bolsonaristas, o deputado federal Wellington Roberto também compareceu ao evento e passeou em meio aos manifestantes. Ele não apareceu em cima do trio de Bolsonaro, assim como ocorreu com Queiroga e Gilberto. Em um vídeo publicado em seu perfil oficial no Instagram, Roberto disse que atendeu a uma ‘convocação’ de Bolsonaro. “Estamos aqui para se manifestar pacificamente”, disse o parlamentar.

O ato

Não havia consenso sobre a quantidade de manifestantes até às 19h30 deste domingo (25), mas o ato atraiu milhares de pessoas, que ocuparam cerca de 10 quarteirões da Avenida Paulista, sendo que ao menos seis ficaram superlotados.

Obedecendo Bolsonaro, os manifestantes não carregaram cartazes contra políticos ou instituições. A maioria se vestiu de verde e amarelo e muitos levaram bandeiras do Brasil e de Israel.

O ato ocorre em meio a investigações que a apuram a suspeita de que Bolsonaro participou de uma suposta tentativa de golpe. O tom dos discursos, no entanto, foi de críticas ao presidente Lula, de defesa do ‘Estado Democrático de Direito’ e de Israel na guerra contra o Hamas. Bolsonaro disse que queria mostrar ‘uma foto para o mundo’ com a manifestação deste domingo.

Presenças

Além dos paraibanos, compareceram ao evento aliados como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o pastor Silas Malafaia, que organizou o evento, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que busca o apoio do ex-presidente para as eleições deste ano, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Também estiveram no ato os governadores Romeu Zema (Minas Gerais), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Ronaldo Caiado (Goiás) —todos aliados que são cotados para 2026 e por isso disputam o espólio eleitoral de Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *