NOTÍCIAS

Ação educativa da campanha Dezembro Verde em Sorocaba trata sobre prevenção e combate ao abandono de animais domésticos – Noticias

Por: Mariana Campos

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizará, nesta terça e quarta-feira (12 e 13), das 10h às 11h30, a blitz educativa “Diga não ao abandono”, da campanha Dezembro Verde. Na terça-feira (11), a ação educativa será realizada na Avenida Antônio Carlos Comitre, próximo ao Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Já, na quarta-feira (13), a atividade ocorrerá na Avenida Afonso Vergueiro, próximo à Praça da Bandeira, no Centro.

Nesta época de férias e de festividades, quando as famílias viajam, lamentavelmente, a incidência do abandono de animais domésticos costuma aumentar em todo o Brasil. Em razão disso, foi criada, há alguns anos, a campanha Dezembro Verde, com o objetivo de sensibilizar a população sobre essa problemática e abordar a importância da adoção responsável.

A proposta da ação educativa é de conversar com os moradores sobre proteção e bem-estar animal, sensibilizando as pessoas sobre a importância da posse responsável de animais de estimação, para que jamais os abandonem. Um adesivo, com a frase “Diga não ao abandono!”, também será oferecido para ser colado nos veículos.

Adotar um cão ou um gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso. Os tutores precisam garantir o cuidado desses animaizinhos por toda a vida. Por isso, quem for viajar deve se programar. Se não puder levar o pet junto e tiver condições financeiras, existem hospedagens que oferecem esse tipo de serviço a cães e gatos. Outra opção é deixá-lo com um parente ou um amigo, durante esses dias.

O abandono de animais é crime e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades previstas. Segundo a Lei Municipal nº 9.551, de 4 de maio de 2011, em casos de abandono, é aplicada multa de R$ 3 mil, por animal. Todo cidadão pode, e deve, acionar a Prefeitura de Sorocaba em caso de abandono ou maus-tratos de animais, pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já, aos finais de semana e feriados, o munícipe pode entrar em contato pelo telefone 153 (GCM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *