A água de Piratuba, nacionalmente conhecida pelas fontes termais, vai ser beneficiada a partir de dezembro por uma obra da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). É a Estação de Tratamento de Esgoto de Ipira-Piratuba, que vai combater a poluição e devolver diariamente ao Rio do Peixe uma média um milhão de litros de efluente tratado com alta pureza.
A coleta e o tratamento de esgoto pela CASAN chegará ao bairro turístico Balneário e em parte do Centro de Piratuba. Já em Ipira, a Companhia vai atender ao bairro do Hospital, dos Estudantes e trechos da região central. Nos dois municípios a cobertura vai ultrapassar os 48%,com aproximadamente 689 ligações.
O complexo do Sistema de Esgotamento Sanitário abrange mais de 13 km em redes de coleta, 297 poços de visita, 3 km em emissários e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) instalada em Piratuba. O investimento da CASAN foi de R$22,7 milhões com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Ligações só com autorização
Mesmo com a inauguração do Sistema de Esgoto Ipira-Piratuba moradores devem aguardar para fazer a conexão à rede de coleta, uma vez que a implementação será gradual. A autorização será enviada pela CASAN na fatura de água das unidades. Equipes da Companhia também vão entregar aos moradores fôlderes com instruções para realizar a ligação de forma correta, a qual deve ser realizada por profissional capacitado.