A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou a Portaria FAPEMIG PRE N°051/2023, que torna o processo de credenciamento e de renovação ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (BIC JR) em fluxo contínuo. Dessa forma, Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas ou privadas sem fins lucrativos do estado de Minas Gerais poderão aderir ao Programa a qualquer momento.
Publicada nessa terça-feira (21/11), no Diário Oficial do Estado, a Portaria 051/2023 alinha o processo ao credenciamento ao Programa Bolsa à Iniciação Científica e Tecnológica Institucional (PIBIC), um dos critérios de credenciamento ao BIC JR, e que já funciona em fluxo contínuo desde a publicação da Portaria FAPEMIG N°046/2023.
Vale ressaltar que não é necessário novo credenciamento para as instituições devidamente credenciadas ao PIBIC JR, devendo essas instituições solicitarem à Fapemig somente a renovação do credenciamento, com antecedência mínima de 120 dias do termo final de sua vigência.
Mais simples e eficaz
Segundo o chefe do Departamento de Programas de Bolsas e Eventos Técnicos, Jurcimar Ferreira Martins, a área de ciência e tecnologia está em constante evolução, os processos administrativos precisam acompanhar esse ritmo. Para ele, a decisão tende a impactar positivamente as pesquisas apoiadas.
“Simplificar os processos administrativos na etapa de credenciamento junto à Fapemig torna a atividade descomplicada, assim os pesquisadores e profissionais envolvidos não enfrentarão burocracias excessivas, trazendo eficiência para firmar o convênio de parceria e, portanto, mais recursos serão direcionados para pesquisa em desenvolvimento”, explica Jurcimar.
As propostas devem ser enviadas por meio de formulário eletrônico disponível no Sistema Everest. A instituição estará habilitada por cinco após a publicação da aprovação no site da FAPEMIG e Diário Oficial, podendo ser renovado sucessivamente, pelo mesmo período.
BIC JR
O Programa Institucional de Apoio à Iniciação Científica e Tecnológica na Modalidade de Iniciação Científica JR (BIC JR) da Fapemig é destinado a Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no estado de Minas Gerais. A iniciativa incentiva a iniciação de estudantes do ensino médio e da educação profissional em atividades de pesquisa científica e tecnológica.
O mais recente chamamento público destinado ao programa, a Chamada 016/2022, destinou R$ 2,4 milhões a projetos que visavam aproximar o ambiente de pesquisa de jovens estudantes de forma a estimular a sua vocação científica e contribuir para a sua formação escolar ou acadêmica, inovação, orientados por pesquisador.