NOTÍCIAS

Operação das barragens de contenção de cheias garante segurança no Vale do Itajaí – ACN

As barragens de contenção de cheias representam um sistema de defesa fundamental para as comunidades do Vale do Itajaí. Elas têm a capacidade de armazenar grandes volumes de água durante as chuvas intensas e liberá-los de forma controlada, evitando assim inundações catastróficas. Além disso, desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio ambiental da região.

Para que essas estruturas funcionem de maneira eficaz, é essencial que sejam operadas adequadamente. É nesse contexto que o Manual Orientativo de Operação, disponível no site da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), se torna essencial, fornecendo informações detalhadas sobre os procedimentos de operação, manutenção, monitoramento e segurança das barragens.

Operação das barragens do Vale

O processo de abertura das comportas das Barragens de contenção de cheias do Vale do Itajaí teve início nesta terça-feira, 7, às 08h30, quando foi realizada a abertura da primeira comporta na Barragem Sul, em Ituporanga. De acordo com a hidróloga da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Graciane Vivan Pomatti, o nível do rio em Rio do Sul estava a 6,70 metros, já se aproximando dos 6,50 metros, “a partir desta cota o fluxo de escoamento dos rios em Laurentino e Rio do Oeste passa a ficar mais favorecido”, declarou.

O nível em Rio do Oeste está em 7,68 metros, acima da cota de emergência. O município fica livre de áreas afetadas quando o rio está abaixo dos 6,50 metros. Já em Laurentino o nível está em 7,70 metros e estará sem áreas afetadas quando o nível do rio estiver abaixo dos 7 metros. No município de Taió, o rio está em 6,27 metros, abaixo da cota de emergência de 7 metros. No decorrer do dia serão abertas as demais comportas de Ituporanga, visando manter o nível do rio em Rio do Sul o mais próximo possível dos 6,50 metros.

Na Barragem Oeste, em Taió, a operação das comportas terá início assim que o nível do rio em Rio do Oeste estiver em 7 metros. A sequência de abertura das comportas e do canal extravasor será realizada de forma a manter o nível do rio em Rio do Oeste próximo dos 6,50 metros, e em Taió próximo dos 7 metros a 7,50 metros. Estas manobras visam proporcionar o máximo do esvaziamento das barragens do Alto Vale do Itajaí, mantendo a segurança dos municípios.

Atualmente, a Barragem Sul encontra-se com duas comportas abertas, capacidade de armazenamento em 104,81%, nível de reservatório em 31,28m (IBGE 401,28m) e um vertimento de 28cm. Por outro lado, a Barragem Oeste, permanece com sete comportas fechadas e apresenta nível do reservatório em 23,78 metros (IBGE 362,78), com uma ocupação aproximada de 105,45% e um vertimento de 48cm.

Ainda durante o período da manhã, às 11h48, também ocorreu a abertura de uma das comportas da Barragem Norte em José Boiteux. O nível do rio em Blumenau estava em 4,36 metros apresentando condições favoráveis para a abertura. A Barragem Norte, está com uma comporta aberta e outra fechada e possui uma ocupação de aproximadamente 81%. A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante todos os procedimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *