Com intuito de garantir aos moradores de Buritis, no Noroeste de Minas, acesso à coleta, transporte e tratamento de esgoto, a Copasa executa a segunda etapa das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no município.
O foco da companhia é assegurar saneamento básico em todo o estado, uma vez que proporciona à população benefícios sociais, ambientais e econômicos, além da melhoria das condições de saúde das pessoas.
Avaliado em R$ 16 milhões, o empreendimento contempla a implantação de 37.254 metros de redes coletoras de esgoto, a construção de uma estação elevatória de esgoto bruto e a instalação de 1,8 mil metros de linha de recalque, visando atender cerca de 5 mil moradores por meio de 1.464 ligações prediais. Para a execução dos trabalhos, foram gerados 27 empregos diretos.
A previsão é que as obras sejam concluídas até março de 2025. Com a finalização dos serviços, a expectativa é que 95% do município seja beneficiado com esgoto coletado e tratado.
O gerente regional da Copasa na cidade, Edson Marinho, destaca que as intervenções vão aumentar a disponibilidade das redes coletoras, visando incrementar a eficiência do sistema de esgotamento sanitário do município, proporcionando coleta, transporte e tratamento dos efluentes.
“Esse é o compromisso da Copasa com a população de Buritis para promover a universalização dos serviços de saneamento, com melhores condições de saúde, aumento da qualidade de vida e desenvolvimento urbano”, destacou.
Benefícios do tratamento de esgoto
Entre outras vantagens, o sistema de esgotamento sanitário possibilita ao município receber o ICMS Ecológico, como forma de incentivo para a criação de mais áreas de preservação ambiental ou para a melhoria das condições dos atuais espaços existentes, proporcionando melhora na vida da população local.
Além disso, a destinação adequada do esgoto evita a propagação de doenças de veiculação hídrica, melhora o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e traz mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e da região.
Outro benefício gerado pela obra é o incremento da arrecadação do município, que está recolhendo os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela Companhia.
Nesse cenário, são gerados empregos diretos, além da aquisição de materiais e equipamentos e da contratação de serviços indiretos na cidade, o que gera receita e movimenta o comércio local.