
A prefeitura do Rio levou nesta quarta-feira (25/10) um grupo de 36 moradores da Comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, para conhecer o Parque Lage, no Jardim Botânico.
A iniciativa faz parte do projeto Turistando com a Comunidade, coordenado pela Secretaria de Ação Comunitária. Durante o programa, o grupo visitou o palacete onde funciona a Escola de Artes Visuais, tombado pelo Iphan como patrimônio histórico e paisagístico, e percorreu a área verde do parque, onde destacam-se o lago e as ilhas artificiais, as pontes, o coreto e a gruta, construídos em argamassa, imitando rocha e troncos de árvores.
O grupo também esteve em uma das cavernas artificiais e se encantou com os aquários incrustados nas paredes, que abrigam diversas espécies de peixes, especialmente de rios brasileiros.
O Turistando com a Comunidade garante a moradores de favelas e comunidades a oportunidade de conhecer locais que simbolizam a história, a arte e a cultura da cidade, promovendo dignidade, inclusão social e o direto de conhecer a cidade onde se vive.
Lançado em dezembro de 2021, o projeto integra o Programa Favela com Dignidade e já beneficiou 2.696 moradores de 53 localidades com baixos índices de Desenvolvimento Social (IDS).
Desde a sua implantação, já são 110 visitas guiadas acompanhadas por guias turísticos, monitores e supervisores a pontos históricos e culturais do Rio.