NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | ESP-MG inicia aulas da segunda turma da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Vívian Campos / ESP-MG


Nesta quarta-feira (18/10), a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) iniciou as atividades da segunda turma da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial. O momento foi marcado por uma abertura oficial, com falas da diretora da Escola, Mara Guarino Tanure, e das coordenadoras da especialização, Ana Regina Machado e Alessandra Rios de Faria, que apresentaram um pouco sobre o histórico do curso, as ações educacionais oferecidas pela ESP-MG nos últimos anos e repassaram informações gerais, matriz curricular e regras da vida acadêmica. 

As coordenadoras comentaram que o objetivo da especialização é promover a formação crítica e reflexiva de trabalhadores, gestores e participantes do controle social no Sistema Único de Saúde – SUS, em Minas Gerais, para que possam atuar a partir do paradigma da atenção psicossocial.  

A diretora da ESP-MG deu boas-vindas aos novos discentes e ressaltou os conhecimentos e experiências que cada pessoa estava trazendo para compartilhar com os colegas e também com os professores. “Nós consideramos essa partilha uma das coisas mais valiosas e tenho certeza que as trocas irão acontecer. Vocês irão sair daqui diferentes do que entraram e acredito que a trajetória de cada um de vocês será extraordinária”, completou. 

Após esta parte inicial, foi ministrada uma aula inaugural com o tema: “Loucura, Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e cuidado em liberdade: o que considerar para avançar?”, por Miriam Abou-yd, psiquiatra e uma das referências da reforma psiquiátrica mineira.

Sobre a especialização 

A especialização acontece em regime presencial, na sede da ESP-MG, em Belo Horizonte, é gratuita e foram oferecidas 45 vagas. Dessas, 43 vagas foram para gestores e trabalhadores de saúde mental da rede pública de saúde dos municípios mineiros ou da esfera estadual e duas para representantes do segmento de usuários no controle social em saúde em Minas Gerais. A segunda turma inicia-se agora em outubro de 2023 e tem término previsto para maio de 2025.

Esta é a segunda turma da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial e soma-se a um histórico de várias outras especializações em saúde mental realizadas pela instituição ao longo dos anos. 

Entre os anos de 1985 e 2002, a ESP-MG promoveu o curso de pós-graduação lato sensu “Especialização em Saúde Mental”, contribuindo para a formação de muitos trabalhadores que participaram do processo de Reforma Psiquiátrica em Minas Gerais. Entre 2003 e 2019, a escola realizou formações em saúde mental voltadas às áreas da gestão, atenção a usuários de drogas, atenção em saúde mental da criança e do adolescente, residência multiprofissional, qualificação de referências técnicas, qualificação para supervisores clínico-institucionais e oficinas sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Em setembro de 2021 foi iniciada a primeira turma desta especialização. 

A especialização contará com 15 disciplinas, divididas em oito módulos. Nesta nova turma, foram mantidas a abordagem dos temas/conteúdos da primeira turma, mas foi realizada uma reformulação do Módulo I (Estado, Políticas de Saúde e Cidadania), com a proposição de um Módulo Introdutório para atuação no SUS e foi incluída a temática “Saúde mental da população negra” e “Política e cuidado antirracista em saúde mental”. 

A carga horária total será de 400 horas, sendo 368 horas de disciplinas presenciais e 32 horas de atividades de orientação para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). As atividades do curso serão distribuídas em 16 encontros mensais. Além destes encontros, haverá um seminário final de defesa de TCC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *