Um grande número de mulheres compareceu ao Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, na noite desta segunda-feira (16), para participar de uma das ações relacionadas à campanha Outubro Rosa, organizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade e das Secretarias da Saúde (SES) e da Cidadania (Secid), com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
Destacando o tema “Saúde Mulher”, a iniciativa contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, e teve o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
“Precisamos falar sobre a saúde da mulher e nos lembrar da importância de todas nós termos tempo também para o autocuidado, de olharmos para nós mesmas e nos darmos atenção e carinho”, comentou a primeira-dama.
A abertura do evento trouxe igualmente um momento cultural, com a apresentação da Avant Scène Cia. de Dança, do Balleteatro Mônica Minelli. A coreografia apresentada, de Laura Moeckel, foi vencedora de uma competição em Roma, na Itália, neste ano. Além disso, durante o evento, foram realizadas várias palestras e concedidos esclarecimentos e orientações sobre saúde da mulher e prevenção do câncer de mama e ginecológico. Ainda, foram oferecidas informações sobre os serviços proporcionados às mulheres pela rede municipal.
A palestrante Bruna Coelho, que é também presidente nacional do movimento “Divas que Correm”, foi uma das participantes convidadas e destacou sua história pessoal, de superação do câncer de mama. A coordenadora administrativa do Setor de Planejamento da Secretaria da Saúde (SES), Lina Tanaka, por sua vez, que também passou pelo diagnóstico e tratamento de câncer, recentemente, abordou a importância dos exames regulares voltados à prevenção da doença. “Sorocaba tem dado a oportunidade, inclusive, para que as mulheres procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em horário estendido”, ressaltou a coordenadora em sua fala.
No encerramento do evento, após outros testemunhos e momentos emocionantes, foi feita uma homenagem às integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que subiram ao palco para receber uma distinção. Foi uma forma de reconhecer a relevância do papel desempenhado por essas mulheres, que contribuem para a construção de políticas públicas voltadas ao público feminino.
As presentes no evento, além disso, puderam contribuir com a doação de um pacote de absorventes íntimos, que serão posteriormente doados a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Corrida Pink do Bem
Entre as várias ações propostas para a celebração do Outubro Rosa, está programada, no próximo dia 29 de outubro, a partir das 7h, no Parque das Águas, a Corrida Pink do Bem – OSSEL ASSISTÊNCIA, com o apoio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) e do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba. A atividade visa estimular a prática do exercício físico e o cuidado com a saúde e o bem-estar das mulheres. O FSS participará por meio do “Esporte Mulher”, grupo que promove atividades físicas às mulheres em eventos esportivos.
Durante a retirada do kit, após a inscrição feita para a corrida, os participantes poderão doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado à campanha “A Fome não é Fake!”, do FSS de Sorocaba. As inscrições para a corrida podem ser feitas até o próximo domingo (22), pelo link: https://abre.ai/corridapinkdobem2023.
Fotos: Michelle Alves/Secom