O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, esteve, nesta quarta-feira (11/10), em Poços de Caldas, no Sul de Minas, para prestar apoio e solidariedade, em nome do Governo de Minas, aos familiares do jovem de 14 anos, morto após ataque na Escola Dom Bosco, instituição de ensino privada da cidade. Ele foi ao velório do adolescente, onde conversou com os pais da vítima e, na sequência, vistoriou a unidade de ensino.
“Viemos aqui para prestar apoio aos familiares, solidariedade às vítimas e auxílio à comunidade escolar. É um momento muito difícil e que requer essa sensibilidade do Governo do Estado de estar próximo aos envolvidos. Nós precisamos, a partir de agora, dar toda garantia para que a comunidade escolar receba toda atenção e acompanhamento. Vamos reforçar, ainda mais, as ações de segurança e prevenção já adotadas pelo Governo de Minas, para que esses jovens retornem às aulas com tranquilidade e sejam acolhidos da melhor maneira possível”, destacou o secretário.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolve diferentes iniciativas, ações e projetos no enfrentamento e prevenção à violência no ambiente escolar. Todo o trabalho realizado na rede pública estadual de ensino é orientado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, para criar diretrizes e iniciativas protetivas nas unidades escolares, com o objetivo de promover e defender direitos.
Nesse sentido, um dos principais programas desenvolvidos é o “Convivência Democrática”, que tem como foco a promoção da paz no ambiente escolar, que institui a Política Estadual de Paz nas Escolas. O programa é constituído por documentos e protocolos que orientam sobre as intervenções e encaminhamentos em situações de violências e violações de direitos nas escolas.
Além disso, o Governo de Minas investiu mais de R$ 33 milhões em segurança escolar, contemplando os projetos Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (Proerd) e Patrulha Escolar, que trabalham em parceria com as escolas da rede pública e particular, integrado com os municípios.
“Outro investimento importante são os mais de R$ 48 milhões investidos pelo Estado para instalação de monitoramento e alarme nas escolas da rede pública de ensino. Isso mostra a nossa atuação para manter o ambiente escolar seguro em todo o estado”, acrescentou o secretário.