Uma das comunidades mais simbólicas do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus será beneficiada com obras do Bairro Maravilha, programa de urbanização da Prefeitura do Rio. O prefeito Eduardo Paes esteve na região, em Jacarepaguá, nesta quinta-feira (07/09), para iniciar as intervenções nas localidades de Vila Nova Cruzada, Jardim do Amanhã e Casinha Nova.
Oitenta ruas serão revitalizadas com implantação de rede de drenagem de águas pluviais, reparos nas redes de esgoto sanitário e de água potável, pavimentação asfáltica e reconstrução de calçadas. Os serviços serão conduzidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.
– É impossível um lugar chegar aos 60 anos tranquilo. Fazendo uma comparação com a gente, que vai ficando mais velho, a urbanização, as ruas, as galerias de águas pluviais são parecidas com as nossas veias, artérias. No caso do Bairro Maravilha, ele traz a recuperação necessária para o lugar – comparou o prefeito Eduardo Paes.
Dezenove vias da Vila Nova Cruzada serão beneficiadas, entre elas as ruas da Quadra 1 e Efraim. No Jardim do Amanhã ocorrerá a recuperação de 27 logradouros e, na Casinha Nova, 34. No total, aproximadamente 65 mil quadrados de área pública vão passar pela revitalização, beneficiando a população com drenagem, água, esgoto, calçamento e pavimentação. O período de duração das obras é de dois anos.
– Vamos fazer a urbanização dessas localidades levando saneamento, água, drenagem. E vamos fazer calçadas com acessibilidade, urbanização completa. São dois anos de obra, são muitas ruas que a gente contempla aqui – disse a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.
O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, nascido e criado na Cidade de Deus, e a subprefeita de Jacarepaguá, Marlí Peçanha, também acompanharam o anúncio do início das obras na região.
– Já fizemos a obra da UPA, trocamos toda a iluminação da Cidade de Deus, limpamos o Rio Karatê e sabemos que ainda tem muito mais a fazer. Mas o bairro Maravilha vai mudar a vida dos moradores do Karatê. Eu não sei se você sabe o que é o Bairro Maravilha, mas a gente vai refazer todo o saneamento, as calçadas dessas ruas. Isso é graças a muito trabalho e muita gestão. A Prefeitura está a serviço de todo carioca – disse Salvino.
O prefeito e a secretária também participaram da inauguração das obras do Bairro Maravilha na Colina dos Pássaros, em Santa Cruz. Onze ruas da região foram requalificadas, entre elas a das Andorinhas, do Canário e Beija-Flor. Mais de 10 mil metros quadrados de área pública foram contemplados com nova infraestrutura urbana, e o custo total foi de R$ 5 milhões.
– É sempre muito simbólico toda vez que a gente vai num lugar e vê uma criança com skate ou patins na rua. Isso significa dar às crianças o direito de brincar com dignidade, todo mundo merece isso. A gente não vai resolver tudo. Mas é fundamental oferecer o mínimo de dignidade, que alguém possa morar numa rua urbanizada – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O supervisor de manutenção Jean Roger da Silva mora na região há 12 anos e, segundo ele, as intervenções estão mudando a vida da população:
– As ruas eram de barro, quando chovia virava lama. Agora não precisamos nos sujar quando saímos de casa. Além disso, a obra valoriza o nosso imóvel, é tudo de bom.
O subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, esteve presente e comentou a importância das obras para os moradores.
– Mais um dia de entregas na Zona Oeste. A Prefeitura está investindo muito para melhorar a mobilidade, a infraestrutura, dar mais lazer e possibilitar o crescimento econômico da região. São obras e ações que trazem mais dignidade e qualidade de vida para a população – disse Diogo Borba.
Reforma dos conjuntos habitacionais Flamingo e Gaivotas é concluída pela Rio-Urbe
Os conjuntos habitacionais Flamingo Residencial e Gaivotas ganharam obras do programa Conjunto Maravilha, da Empresa Municipal de Urbanização, a Rio-Urbe. Localizadas em Campo Grande, as unidades foram entregues aos moradores, e a revitalização teve custo total de R$ 5,1 milhões.
Os prédios e os muros internos e externos dos 44 blocos de apartamentos ganharam recuperação de emboço e pintura. Telhados, calhas e rufos passaram por revisão, e o castelo d’água que abastece as casas dos moradores de ambos os conjuntos e as marquises foram impermeabilizados.
As áreas de convívio também receberam os cuidados da Rio-Urbe, com recuperação dos telhados e da pintura. Foram instalados guarda-corpos em escadas e vias dos condomínios. A quadra poliesportiva e a arquibancada do Flamingo Residencial estão reformadas, e um muro de contenção foi construído dentro das dependências do condomínio.
Moradora do conjunto habitacional desde o início da década de 1990, Maria de Lourdes Esteves comemorou a entrega das obras:
– O serviço foi muito importante, melhorou a qualidade de vida, a segurança. Ficou mais bonito. Meu apartamento é próprio, mas muitos moradores não poderiam pagar para fazermos essas intervenções por conta própria.
Praça em Santa Cruz foi reformada
Em Santa Cruz, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade e Vida, inaugurou as obras da Praça Prefeito Henrique DodsWorth. A área, no Conjunto Luiz Fernando Vitor Filho, ganhou novos reparos como pintura do alambrado e da quadra e troca de tela, rampa e portão de acesso. O secretário Júnior da Lucinha destacou que a praça agora tem jogos de mesas, novos bancos e aparelhos da Academia da Terceira Idade.
Ao todo, a secretaria já entregou 55 praças em bairros como Penha, Rocinha, Santa Cruz, Campo Grande, Guaratiba, Barra da Tijuca, Paciência, Inhoaíba e Cosmos.