A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) ganhou novas atribuições a partir da reforma administrativa recentemente aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), assumindo, cada vez mais, um papel estratégico fundamental no Governo de Minas.
Nesse sentido, é importante que a Secretaria revise seu planejamento estratégico. “Essa iniciativa irá guiar nossas ações, projetos e processos pelos próximos quatro anos. A Fundação João Pinheiro será nossa parceira neste processo e irá auxiliar na construção do planejamento estratégico para que ele possa refletir o que cada servidor da Seplag-MG pensa sobre a nossa Secretaria. Assim, iremos conseguir entregar resultados cada vez melhores para a população de Minas Gerais”, conta a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
O primeiro passo foi dado em junho deste ano, com o planejamento do projeto. De julho ao final de setembro, acontece a fase de diagnóstico, com entrevistas com gestores, questionário para os agentes públicos e análise de resultados. Até então, já foram realizadas mais de 40 entrevistas com gestores da Seplag-MG e dirigentes das entidades vinculadas.
Já o questionário para os agentes públicos segue aberto até o dia 15/9 e pode ser acessado neste link. É importante que os servidores e gestores da pasta participem respondendo o formulário com contribuições, ideias e percepções sobre a Seplag-MG.
“O planejamento estratégico irá nortear os projetos e processos nos próximos anos. A nossa nova identidade organizacional será estruturada, assim como um conjunto de ações e os planos para implementá-las. Com o planejamento estratégico consolidado, saberemos os objetivos que devemos perseguir e como alcançá-los”, explica a assessora Estratégica da Seplag-MG, Mariana Procópio.
O trabalho envolve o desenvolvimento de uma nova estratégia organizacional e, por isso, compreende a análise dos ambientes interno e externo da Secretaria, revisão da identidade organizacional, redefinição dos objetivos estratégicos delineados no plano anterior e construção de indicadores e metas institucionais vinculados aos novos objetivos estratégicos. Estes são os próximos passos para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico, que tem previsão de conclusão para março de 2024.