O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult – MG) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), anuncia o início das ações da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, edição 2023.
Realizada até 18/9, a ação traz como tema “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”. Também foi lançado um guia on-line com as ações de promoção do Patrimônio Cultural Mineiro em todo o estado.
A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.
Realizada bienalmente nos anos ímpares, a jornada integra a programação do Dia do Patrimônio (17/8) e incentiva o desenvolvimento de diversas atividades destinadas a todos os perfis de público e faixas etárias.
Conteúdo
A nona edição da jornada soma 1.050 ações cadastradas de 723 municípios participantes.
A diversidade do tema se traduz em significados múltiplos – literais, geográficos, metafóricos, espirituais e poéticos -, e nos seus inúmeros sinônimos como direção, destino, travessia, percurso, rumo, trajetória, trilha, vereda, via, entre outros.
Esse tema/conceito se apresenta em concordância com a proposta do programa/livro “Via Liberdade” edição publicada com o apoio da Secult-MG sobre as rotas turístico-culturais de Minas, lançado no Bicentenário da Independência do Brasil, em 2022. As ações contemplam o patrimônio cultural e a história local, assim como o potencial turístico desses caminhos, regiões e bens culturais.
Até 18/9 serão realizadas exposições, feiras, festivais, apresentações artísticas, seminários, palestras, cursos e oficinas, encontros, visitas guiadas, passeios e caminhadas culturais e ecológicas, publicações, atividades de mediação cultural e educação patrimonial, entre outras, que se relacionam com o tema/subtemas e com a valorização do patrimônio cultural de cada região e município.
O Iepha-MG lançou no site o guia completo da nona Jornada do Patrimônio Cultural com as ações divididas em 20 subtemas.
Ações
O Iepha-MG elaborou três ações para promover e difundir o patrimônio cultural do Circuito Liberdade (e entorno), onde a sede do Instituto está localizada – o edifício conhecido como Prédio Verde.
O Conjunto Paisagístico e Arquitetônico da Praça da Liberdade é tombado pelo órgão estadual, desde 1977, e será o articulador dos caminhos que serão percorridos pelos visitantes.
Inspiradas no próprio tema da jornada, que dialoga com os múltiplos sentidos da palavra “caminho”, as ações convidam o público a explorar lugares de memória e trajetórias históricas, por meio da fruição direta da cidade, considerada um potente e prazeroso mecanismo de sensibilização estética e de aprendizado.
As ações têm como público alvo professores, estudantes, educadores, turistas, servidores públicos, gestores e demais interessados, com 30 vagas disponíveis.
Os interessados podem se inscrever na plataforma Sympla ou presencialmente no dia do encontro.
Religiosidades
Nesta terça-feira (5/9), às 16h, haverá o evento Caminhos de Religiosidades, que abordará os templos religiosos que existiam na região do antigo Curral del Rei (dois demolidos e um reformulado), focando nos aspectos sociais, históricos, arquitetônicos, artísticos e patrimoniais.
Espaços sagrados de outras manifestações religiosas também serão citados, como as primeiras igrejas protestantes e terreiros de Belo Horizonte.
O percurso terá início no prédio do Iepha-MG, e segue até a Capela de Santana na Casa Fiat de Cultura, perpassando pelo Largo do Rosário e encerrando na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Com duração de duas horas, o trajeto será mediado pela gerente de difusão e educação para o patrimônio cultural do Iepha-MG, Carol Ministério.
Caminhos literários
Já em 14/9, às 16h, Caminhos Literários abordará escritores, movimentos, locais e curiosidades que marcaram a história literária de Belo Horizonte.
Com saída do prédio do Iepha-MG, o percurso será em direção à Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, seguiremos para os edifícios do Salão Vivacqua, Museu da Cadeira Brasileira, Academia Mineira de Letras, Praça Afonso Arinos, Edifício Arcângelo Maleta, Livraria Francisco Alves e o encerramento na praça do antigo Cine Metrópole. Sob mediação dos servidores Marcelo Souza, Meire Avelar e Carol Ministério.
Conheça os caminhos e rotas do patrimônio cultural mineiro no nosso site www.iepha.mg.gov.br.