A Casa da Juventude Noel Rosa foi inaugurada, nesta quarta-feira (30/8), na comunidade do Morro dos Macacos, em Vila Isabel. A terceira Casa da Juventude da cidade, que faz parte da rede de atendimento da Secretaria Especial da Juventude Carioca, vai oferecer cursos para formação profissional aos jovens da região. O secretário da Juventude, Salvino Oliveira, participou da inauguração, que teve apresentação do grupo de samba Canta, Canta Minha Gente.
– Vila Isabel tem um histórico muito rico na cultura carioca agregado ao samba e ao povo trabalhador. Por isso, é importante saudar a memória daqueles que vieram antes de nós, como o nosso patrono Noel Rosa. Com a inauguração de mais uma Casa da Juventude, confirmamos nossa missão enquanto poder público, que é proporcionar oportunidade e esperança aos nossos jovens que aqui irão se qualificar para a vida – disse Salvino Oliveira.
A Casa, além de homenagear um dos maiores artistas da música brasileira, tem como madrinha a cantora Mart’nália, que esteve no local durante a inauguração. Ela falou sobre a importância de o bairro ganhar um local para ensinar os jovens.
– Fiquei muito feliz de ser escolhida como madrinha, representando Vila Isabel, onde eu nasci e fui criada dentro do samba. É importante se profissionalizar e dar oportunidade para quem não tem e isso é primordial para continuarmos crescendo juntos. Contem comigo para o que precisar – declarou Mart’nália.
Com capacidade de atendimento de 500 jovens de 15 a 29 anos por mês, o local oferecerá capacitação e orientação pessoal e profissional em diversas áreas, como tecnologia, alimentos e bebidas, turismo e estética. A nova unidade, que fica na Rua Joubert de Carvalho, número 3, em Vila Isabel, terá opções de cursos de formação, palestras e outras atividades socioculturais capazes de auxiliar os jovens em sua vida pessoal e profissional.
Ruan Pereira do Nascimento, de 19 anos, foi conhecer a nova Casa da Juventude. O rapaz, que quer trabalhar como barbeiro, aproveitou para ter aulas experimentais no dia da inauguração.
– Eu achei esse espaço muito legal porque, aqui no Morro dos Macacos, era um lugar pouco visto, Agora, a gente vai ter cursos e um lugar para se reunir. Quero aprender uma profissão e procurar um emprego – disse o jovem.
Mais de 37 mil jovens já atendidos
As oportunidades na Casa da Juventude também buscam estimular o desenvolvimento dos jovens em soft e hard skills, com acompanhamento psicológico e criação de trilhas de conhecimento para ingresso no mundo do trabalho. Até julho de 2023, foram atendidos 37.358 jovens nas outras duas Casas em funcionamento na cidade. A Casa da Juventude do Centro fica na Rua Santo Cristo, 144, e a da Casa da Juventude do Chapadão está localizada na Rua Soldado Evilásio de Assis, lote 41, quadra C, na Zona Norte.
Público-alvo
De portas abertas, as Casas da Juventude têm como foco o atendimento a jovens realizadores locais e a juventude em vulnerabilidade. Terão como meta beneficiar os egressos ou em cumprimento de medida socioeducativas. Entre esses, destacam-se os jovens negros, moradores de favelas e regiões periféricas, membro de famílias com renda mensal de até três salários-mínimos, de famílias beneficiárias de programas sociais, jovens mães, em distorção da idade-série ou fora da escola. As Casas também recebem egressos do sistema prisional, pessoas em situação de abrigamento ou em situação de rua.
Esse é mais um equipamento público inaugurado pela JUVRio desde agosto de 2021. Além das Casas da Juventude, é possível realizar cursos tecnológicos nos Espaços da Juventude nos bairros Estácio, Cidade de Deus e Vigário Geral.